ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Mais 75 mil toneladas de milho de MS vão a leilão no dia 11

Priscilla Peres | 04/09/2014 16:51

No dia 11 de setembro a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) realiza mais um leilão de Pepro (Prêmio Equalizador pago ao Produtor Rural) para comercializar 1,8 milhão de toneladas de milho (safra 2013 e 2014), sendo 75 mil toneladas do grão de Mato Grosso do Sul.

Os grãos são oriundos de produtores e cooperativas dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Piauí. No mês passado, foram oferecidas 2,8 milhões de toneladas de milho, sendo negociados mais de 85% da oferta.

O consultor da unidade técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Justino Mendes, explica que o Pepro é realizado para ajudar a escoar a produção de grãos da região, garantindo um preço mínimo ao produtor. "Por meio desse leilão, o governo garante a venda e comercialização do milho por um valor estalecido, no caso R$ 17,67 por saca de 60 kg", explica.

O produto escoado, in natura ou processado, não pode ter como destino final os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste (exceto RJ, ES e norte de MG), nem Bahia, Maranhão, Piauí, Sergipe, Pará, Rondônia e Tocantins. O mesmo ocorre para a venda a indústrias de alimentação.

O Pepro é um incentivo econômico oferecido pelo governo federal ao produtor rural ou a sua cooperativa que queiram vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor equalizador arrematado no leilão. A finalidade da operação é estimular a distribuição do produto em excesso numa região para outras de menor oferta.

Nos siga no Google Notícias