A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

06/09/2018 16:57

Plantio começa dia 15 e área ocupada com soja será maior em MS

Área de agricultura no município de Dourados; produtor colheu milho e espera para começar a plantar soja (Foto: Helio de Freitas)

Helio de Freitas, de Dourados
Área de agricultura no município de Dourados; produtor colheu milho e espera para começar a plantar soja (Foto: Helio de Freitas)Área de agricultura no município de Dourados; produtor colheu milho e espera para começar a plantar soja (Foto: Helio de Freitas)

Agricultores de Mato Grosso do Sul que já terminaram de colher a segunda safra do milho contam os dias para começar a plantar soja. O vazio sanitário de 90 dias termina no dia 15 e na mesma data os produtores já podem iniciar o plantio. O lançamento oficial da safra 2018/2019 será em Terenos, no dia 17.

Ao contrário de outros estados brasileiros, onde o plantio deve atrasar por falta de chuva, em Mato Grosso do Sul a soja começa a ser semeada em dez dias nas principais áreas produtoras, principalmente da região sul, segundo o presidente de Aprosoja, Juliano Schmaedecke.

“Tivemos um agosto bem chuvoso e o começo de setembro com chuvas um pouco acima da média, o que é muito bom para o manejo das áreas a serem plantadas. A partir do dia 15 acaba o vazio sanitário e o produtor estará apto a plantar, desde que tenha umidade no solo”, disse Juliano ao Campo Grande News.

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS, a tendência é que no sul do estado o plantio comece mais cedo e após o dia 25 deste mês nas regiões centro e norte.

“Não acredito em atrasos, mas MS tem clima muito desparelho, com chuvas de manga. O produtor sul-mato-grossense é técnico e conhece muito o clima da sua região. Aproveita as oportunidades para plantar”, afirmou Juliano.

Área plantada – O dirigente estima aumento de 4% na área plantada e torce para a safra repetir o bom desempenho da anterior. “Tivemos o melhor ano de Mato Grosso do Sul [2017-2018]. Temos tudo para repetir”.

Na safra passada, a área plantada com soja em Mato Grosso do Sul foi de 2,7 milhões de hectares, com 6,51% de aumento em relação à safra 2016-2017. MS produziu 9,5 milhões de toneladas de soja, aumento de 12,39%.

O “melhor ano” citado pelo presidente da Aprosoja incluiu ainda crescimento de 5,53% na produtividade, que foi de 59,2 sacas por hectare. Em quatro anos – de 2014 a 2018 – a produção total de soja em Mato Grosso do Sul cresceu quase 48%.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions