A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018

29/04/2017 12:57

Rebanho de 21 milhões de animais deve ser vacinado a partir de segunda

Priscilla Peres
(Foto: Famasul)(Foto: Famasul)

Começa na segunda-feira (1°), a principal etapa da vacinação obrigatória contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 21 milhões de animais devem receber a dose da vacina, de acordo com o governo estadual.

A campanha da vacinação acontecerá em todo o rebanho nas regiões de Fronteira, Planalto e Pantanal, sendo que a última apenas para os produtores optantes da etapa maio. Quem não vacinar e não registrar fica sujeito a penalidades como multa, proibição de retirar GTA (Guia de Trânsito Anima) - documento obrigatório para o trânsito de animal dentro e fora do Estado e também não poderá participar de eventos pecuários.

Mesmo sem registro da doença há mais de 10 anos, a continuidade deste trabalho é fundamental para a manutenção do status sanitário do rebanho de livre de aftosa com vacinação, condição necessária para exportação da carne.

No dia 02, haverá o lançamento oficial da vacinação contra aftosa promovida pelo Governo de MS, com a participação do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

O consultor técnico do Sistema Famasul – Federação da agricultura e Pecuária de MS, Horácio Tinoco, esclarece que o produtor poderá aproveitar o manejo no curral, por ocasião desta etapa de vacinação, para realizar outros manejos como a vacinação contra brucelose nas fêmeas de 3 a 8 meses de idade e clostridioses, além da vermifugação. “É importante que essa decisão seja tomada junto com o médico veterinário que assiste a propriedade”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions