ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Virose contagiosa faz Iagro abater porcos em Dourados

Redação | 25/03/2010 16:01

Técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa da Sanidade Animal e Vegetal) abateram dezenas de porcos em propriedades rurais de Dourados, a 230 quilômetros da Capital, para evitar a propagação da doença Aujeszky, virose altamente contagiosa entre mamíferos e aves.

Em nota técnica, o órgão confirmou reação sorológica positiva em algumas propriedades rurais de Dourados. Os suínos foram sacrificados. Somente na Fazenda Nazaré, na região de Guaçu, foram abatidos 40 animais, conforme o jornal Diário MS desta quinta-feira.

"A Doença de Aujeszky é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta a maioria dos mamíferos e aves, porém os suínos e javalis são os únicos hospedeiros naturais do vírus", informou em nota técnica divulgada hoje à tarde.

"Nas demais espécies animais a doença é fatal", ressaltou, sinalizando que não há risco para os seres humanos.

O órgão não informou quantos animais nem em quantas propriedades rurais houve sacrifício. Só justificou que a medida visa "salvaguardar o rebanho suíno do Mato Grosso do Sul, principalmente, da grande Dourados e retomar o mais rápido o mais rápido a exportação para países importadores de carne suína".

A Doença Aujeszky é conhecida como pseudoraiva que causa a morte de leitões e diminui o ganho de peso dos animais adultos.

Nos siga no Google Notícias