A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

25/03/2010 16:01

Virose contagiosa faz Iagro abater porcos em Dourados

Redação

Técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa da Sanidade Animal e Vegetal) abateram dezenas de porcos em propriedades rurais de Dourados, a 230 quilômetros da Capital, para evitar a propagação da doença Aujeszky, virose altamente contagiosa entre mamíferos e aves.

Em nota técnica, o órgão confirmou reação sorológica positiva em algumas propriedades rurais de Dourados. Os suínos foram sacrificados. Somente na Fazenda Nazaré, na região de Guaçu, foram abatidos 40 animais, conforme o jornal Diário MS desta quinta-feira.

"A Doença de Aujeszky é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta a maioria dos mamíferos e aves, porém os suínos e javalis são os únicos hospedeiros naturais do vírus", informou em nota técnica divulgada hoje à tarde.

"Nas demais espécies animais a doença é fatal", ressaltou, sinalizando que não há risco para os seres humanos.

O órgão não informou quantos animais nem em quantas propriedades rurais houve sacrifício. Só justificou que a medida visa "salvaguardar o rebanho suíno do Mato Grosso do Sul, principalmente, da grande Dourados e retomar o mais rápido o mais rápido a exportação para países importadores de carne suína".

A Doença Aujeszky é conhecida como pseudoraiva que causa a morte de leitões e diminui o ganho de peso dos animais adultos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions