ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Lugares por Onde Ando

Dez dicas para sua primeira viagem a um país que parece conto de fadas

Com pouco mais da metade da população de Campo Grande, Luxemburgo é um dos três países mais ricos do mundo

Paulo Nonato de Souza | 09/04/2019 10:44
Vista da Cidade de Luxemburgo. A capital e principal cidade de Luxemburgo parece trabalhada no photoshop, tamanha a perfeição nos mínimos detalhes (Foto: Paulo Nonato de Souza)
Vista da Cidade de Luxemburgo. A capital e principal cidade de Luxemburgo parece trabalhada no photoshop, tamanha a perfeição nos mínimos detalhes (Foto: Paulo Nonato de Souza)

Luxemburgo, minúsculo país europeu de 600 mil habitantes, pouco mais da metade da população de Campo Grande (774.202, conforme o censo de 2010), com pouco mais de 80 km de extensão norte a sul e apenas 60 km de leste a oeste. Único grão-ducado do mundo, uma monarquia parlamentarista, está no topo da lista dos 15 países mais ricos do mundo.

Com o charme da sua monarquia constitucional e de sua origem medieval contada a partir do ano de 963 do Século 10, a pouca extensão territorial do grão-ducado de Luxemburgo é um fator facilitador para qualquer turista disposto a conhecer o máximo possível de lugares em pouco tempo de permanência. Você pode atravessar o país todo em apenas uma hora.

Vizinho da Bélgica, França e Alemanha, Luxemburgo é como um conto de fadas. Tudo parece obra de photoshop de tanta perfeição. É como se você estivesse em um filme de desenho animado daqueles de Walt Disney, tamanha a sensação de deslumbramento especialmente em quem não está acostumado a ver prédios e monumentos bem cuidados, rodovias e vias urbanas tão incrivelmente sinalizadas, limpas e sem nenhum buraco.

Chegamos em Luxemburgo, eu e minha filha, no meio da tarde de um dia frio e úmido de janeiro. Viemos de trem (http://www.raileurope.com.br/) desde Amsterdam, na Holanda, com parada em Antuérpia e Bruxelas, na Bélgica, e pouco mais de 5 horas de uma viagem de 416 km por 68 euros cada bilhete.

Já na saída da estação ferroviária central tive a impressão de que estava em um desses filmes infantis produzidos por computação gráfica. Inicialmente não era nossa intenção ir a Luxemburgo, apenas aceitamos a sugestão do gente de viagem como o caminho mais curto para Milão, na Itália, para que quem vem de Amsterdam. Ficamos quatro dias no país e acredito que valeu a pena.

A Ponte Adolfo, uma estrutura imponente, construída em 1903, é uma das atrações mais visitadas da Cidade de Luxemburgo. (Foto: Rainer Prüm/ Social Media Consultant)
A Ponte Adolfo, uma estrutura imponente, construída em 1903, é uma das atrações mais visitadas da Cidade de Luxemburgo. (Foto: Rainer Prüm/ Social Media Consultant)
O trenzinho verde Petrussé Express é uma boa opção para percorrer a Cidade de Ludemburgo (Foto: Wikimedia Commons)
O trenzinho verde Petrussé Express é uma boa opção para percorrer a Cidade de Ludemburgo (Foto: Wikimedia Commons)

Se você está planejando uma viagem para Luxemburgo veja algumas dicas:

1 – De trem e rodovias – É por onde chega a grande maioria dos turistas, embora a cidade tenha um aeroporto moderno e confortável, o Luxembourg-Findel Airport, distante apenas 5 km da área central.

2 – Melhor época para visitar Luxemburgo - Ao longo do ano a temperatura média fica na casa de 9 graus, abril é o mês mais seco e julho o mais quente, quando a temperatura chega a 20 graus. Se não curte frio, não faça o que eu fiz e evite programar sua viagem em dezembro ou janeiro. São os meses mais frios e os termômetros ficam abaixo de 0ºC.

Se poder escolher, melhor ir entre abril e outubro. Nos meses de abril e maio o país fica colorido pela estação das flores; setembro e outubro, é o outono, e tem a colheita de uvas, sempre um belo atrativo.

3 - Cidade Alta e Cidade Baixa - A Cidade de Luxemburgo fica no alto de montanhas, um tipo de “grand canyon” urbano com vales e desfiladeiros, e você pode optar entre ficar na parte alta ou baixa da cidade, especialmente se estivera a pé, mas vale a pena ver tudo.

Na Cidade Alta é onde poderá conhecer, por exemplo, o Palácio Grão-Ducal, residência oficial do Grão-Duque, a Catedral Notre-Dame, belas praças, lojinhas, cafés e restaurantes. Na Cidade Baixa, que eles chamam de Grund, o chão, a base, no período medieval, entre os séculos V e XV, era onde viviam as famílias menos favorecidas economicamente.

4 - City Sightseeing Luxembourg - Na cidade de Luxemburgo você pode ir aos lugares de ônibus, de trem ou mesmo a pé. Se quiser fazer um tour, a cidade tem o sistema City Sightseeing Luxembourg com ônibus vermelhos de dois andares, tipo aqueles de Londres, que custa 14 euros (adultos) e 7 euros (crianças), e os bilhetes podem ser comprados no próprio veículo para passeios de 24 horas. Há também os ônibus verdes da Petrussé Express.

5 - Petrussé Express - Se quiser, pode optar pelo tour do trenzinho verde, o Petrussé Express, por 13 euros (adultos) e 8 euros (crianças), e os tickets estão à venda na Place de la Constitution, que é uma praça onde a atração é um monumento em honra aos luxemburgueses mortos na I Guerra Mundial com a estátua de uma mulher segurando um arco no topo, inaugurado em 1923.

6 - Ônibus - Como a cidade é pequena, você pode optar por andar a pé ou nos ônibus do transporte público. O ônibus número 16 faz o trajeto aeroporto-estação ferroviária-aeroporto e cruza o centro da cidade em intervalos de 20 minutos por 2 euros. De taxi, o mesmo trajeto custa 30 euros.

7 – BIKE - Se tem boa condição física e preferir circular de bike, também é uma boa. São mais de 100 estações de bicicletas espalhadas pela capital e cidades vizinhas, todas em lugares estrategicamente próximos a pontos de ônibus, da Estação de Trem e dos grandes centros comerciais.

Os preços são bem acessíveis. Você paga 2 euros por um dia ou 5 euros de aluguel para três dias. Informações específicas você encontra no site oficial da Vel’oh - https://www.vdl.lu

8 – Francês e Alemão - Os idiomas falados no país são o francês e o alemão, e a moeda oficial do país é o euro. Além da capital Cidade de Luxemburgo, a lista das principais cidades tem Esch-sur-Alzette, Differdange, Dudelange e Petange.

9 - Paris/Luxemburgo – Se você for para Paris e resolver conhecer Luxemburgo, a distância é de 407 km. Melhor fazer o trajeto de trem e se for de TGV o tempo de viagem é de 2h10.

10 – Transporte público grátis - Para reduzir o número de carros circulando pelas ruas e a poluição do ar, a partir de julho deste ano entrará em vigor a política de gratuidade de passagens de metrô, trem e ônibus em Luxemburgo. A decisão anunciada no início deste ano pelo primeiro-ministro ex-prefeito da Cidade de Luxemburgo, Xavier Bettel, prevê abolir todas as taxas de transporte público, incluindo as diferentes tarifas em viagens de primeira e segunda classes em trens.

Os salários em Luxemburgo são cerca de 40% mais altos do que em outros países da Europa, e isso faz com que muitos escolham atravessar a fronteira todos os dias desde a França, Bélgica e Alemanha para trabalhar ou buscar trabalho. Também por conta disso, embora seja um país pequeno, Luxemburgo tem o maior índice de carros por pessoa da União Européia, que é 6,2 carros a cada 10 habitantes. O número se aproxima da maior taxa do mundo, que é de 8 carros a cada 10 habitantes, nos Estados Unidos.

Bikes disponíveis para alugar em mais de 100 pontos estrategicamente próximos de centros comerciais (Foto: Wikimedia Commons)
Bikes disponíveis para alugar em mais de 100 pontos estrategicamente próximos de centros comerciais (Foto: Wikimedia Commons)
Nos siga no Google Notícias