ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Mulher é presa em operação contra grupo que mandava cocaína à Europa via portos

Ela foi levada para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Capital

Viviane Oliveira | 04/05/2023 12:39
Mulher algemada foi levada para a sede da PF em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Mulher algemada foi levada para a sede da PF em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Uma mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi presa em Campo Grande durante a Operação Downfall, deflagrada na manhã desta quinta-feira (4). Ela foi levada para a Superintendência Regional da Polícia Federal na Capital e deve passar por audiência de custódia amanhã.

Também foram cumpridos mandados judiciais em Dourados. A ação investiga traficantes que abasteciam a Europa e contavam com uma complexa estrutura logística, como cocaína escondida no compartimento submerso de navios. A operação foi feita pela Polícia Federal, Polícia Civil do Paraná e Receita Federal.

Além de MS, a operação foi desencadeada em mais sete estados, no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. Além disso, R$ 1 bilhão em bens dos investigados foi bloqueado pela Justiça. Até o momento, os policiais apreenderam 12 veículos, armas, drogas e joias. Três pessoas seguem foragidas. Em Mato Grosso do Sul, foram cumpridos dois mandados judiciais em Campo Grande e quatro em Dourados.

Conforme as polícias, a quadrilha tinha diversas ramificações no país, tendo como base o Porto de Paranaguá (PR). A ação abrange desde a produção da droga no exterior, ingresso e transporte no Brasil, distribuição interna, preparação e o envio dos carregamentos de cocaína para o exterior. Do Porto de Paranaguá, grande parte da droga tinha como destino os portos da Europa.

A cocaína era levada através de vários métodos, como por exemplo: contaminação de contêineres, ocultação em cargas lícitas, em refrigeradores de contêineres, uso de mergulhadores para inserir a droga em compartimento submerso dos navios. No decorrer da investigação, foram feitas várias apreensões, aproximadamente 5,2 toneladas de cocaína, e prisões em flagrante.

Nos siga no Google Notícias