ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Após falha, secretaria alerta para hospitais sobre gripe

Redação | 02/07/2009 15:40

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) reforçará, por escrito, o alerta sobre a gripe suína, a gripe A (H1N1), para hospitais e clínicas particulares. O objetivo é evitar a repetição da falha na Santa Casa de Campo Grande, que atendeu a comerciante com a doença, o primeiro caso confirmado da gripe em Mato Grosso do Sul.

A mulher chegou ao hospital e teve o caso tratado como gripe comum. Somente no retorno, no dia seguinte, as autoridades foram notificadas de que se tratava de caso suspeito e tomaram as medidas, como isolar a paciente e monitorar amigos e pacientes.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não houve erro da Santa Casa. No entanto, ele admitiu que outros estabelecimentos privados não estariam atentos para a situação, de notificar os casos de gripe suína. Ele anunciou que emitirá, por escrito, novo alerta reforçando os cuidados a serem adotados por todas as unidades de saúde da Capital.

Recomendação - Nos nove centros regionais 24 horas, a Sesau está afixando cartazes nos quais estão apresentados os sintomas da chamada gripe suína. São considerados pacientes de risco crianças com menos de dois anos, adultos com mais de 60 anos e gestantes, além de pessoas com problemas renais e cardiopatias.

Nos siga no Google Notícias