ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

“Ele tem que ser esquecido”, diz juíza sobre menino torturado em ritual

Viviane Oliveira | 06/04/2017 11:34
Quando esteve internada na Santa Casa, a criança recebeu até visitas de super-heróis.
Quando esteve internada na Santa Casa, a criança recebeu até visitas de super-heróis.
Situação em que o menino chegou à Santa Casa, no dia 23 de fevereiro (Foto: divulgação)
Situação em que o menino chegou à Santa Casa, no dia 23 de fevereiro (Foto: divulgação)

“Este menino precisa ser esquecido”, disse na manhã desta quinta-feira (6), por telefone, a juíza Katy Braun, ao ser questionada sobre o paradeiro da criança que há pouco mais de 1 ano foi protagonista de uma história de maus-tratos que chocou Campo Grande.

O caso veio à tona na noite do dia 23 de fevereiro do ano passado, quando o menino de 4 anos foi internado na Santa Casa com um dos braços quebrados, ferimentos nos olhos, queimaduras e várias lesões pelo corpo. Ele foi torturado, durante nove meses, pelos tios e um primo em ritual de magia negra. 

A criança foi adotada. Segundo a magistrada, que responde pela CIJ (Coordenadoria da Infância e Juventude de MS), além do processo estar em segredo de Justiça, a família que tem a guarda não quer que nenhuma informação sobre a adoção seja divulgada.

“A única coisa que posso dizer é que ele está protegido”, afirma Katy Braun.

Em nota, a assessoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul informa que o garoto está recebendo todo amparo e proteção da Justiça. “Devemos preservar a identidade e a localização dele. A criança está bem e com seus direitos fundamentais garantidos por lei, recebendo todo amparo e proteção da Justiça”.

A reportagem também entrou em contato com o abrigo que a criança vivia na Capital, mas a única informação é de que o menino foi adotado em maio de 2016. 

Casa dos tios onde acontecia os rituais de magia negra (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)
Casa dos tios onde acontecia os rituais de magia negra (Foto: arquivo/Marcos Ermínio)

Nos 14 dias em que ficou internado na Santa Casa, a criança conquistou a equipe médica e mobilizou várias famílias, que iam à unidade levar presentes. Na ocasião, surgiram várias pessoas interessadas em adotá-lo. “Até hoje as enfermeiras perguntam dele, mas a gente não tem notícia", disse João Marcheza, assessor de imprensa da unidade de saúde

Após receber alta, o pequeno herói, como ficou conhecido, voltou para o abrigo onde morava antes de ser levado pelos tios e reencontrar a irmã, de 15 anos. A informação é de que só o garoto foi adotado por uma família do Estado de Minas Gerais. 

Abandono - O menino e a irmã foram encontrados em situação de abandono no local onde viviam com os pais. Na época, a guarda dos dois foi passada a avó, que ficou seis meses com os netos e depois procurou a Justiça informando que não tinha condição de criá-los por motivo de saúde

Em maio de 2015, a guarda da criança foi entregue aos tios, uma mulher de 31 anos, que depois de presa confessou que junto com o marido de 46 anos, torturava o menino em ritual de magia negra. As agressões ocorriam com cabo de vassoura e o garoto era queimado com charutos e água quente, além de tapas e socos. 

Condenados - Os tios e o primo da criança foram condenadas a prisão pela Justiça Estadual no começo deste ano. As penas variam de 15 anos a 18 anos, ambas começando em regime fechado. O caso foi julgado pela 7ª Vara Criminal de Campo Grande e foi desmembrado do processo que julga a avó da criança, acusada também de participar dos rituais de tortura contra o neto.

A maior pena foi para a tia do garoto, que foi condenada a 18 anos, seis meses e 20 dias de reclusão. Já o marido dela teve sentença de 17 anos, cinco meses e 10 dias de prisão, enquanto o primo da vítima, que tem 18 anos, terá que cumprir pena de 15 anos, dois meses e 20 dias de reclusão.

Nos siga no Google Notícias