ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Contas de energia sairão sem taxa de iluminação a partir desta terça-feira

Consumidores que receberem contas cuja leitura foi feita nesta segunda-feira serão ressarcidos

Anahi Zurutuza | 25/07/2016 17:14
Leituras feitas a partir de amanhã já não levarão em conta taxa de iluminação (Foto: Energisa/Divulgação)
Leituras feitas a partir de amanhã já não levarão em conta taxa de iluminação (Foto: Energisa/Divulgação)

A Energisa, empresa responsável pelo abastecimento de energia elétrica em Campo Grande, vai deixar de emitir a cobrança da taxa de iluminação pública a partir de amanhã. Já os consumidores que forem cobrados porque a leitura foi feita nesta segunda-feira (25), serão ressarcidos na fatura seguinte.

A Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública) está suspensa em Campo Grande pelos próximos seis meses. A medida decorre da publicação da lei complementar nº 285, na edição desta segunda-feira (25) do Diário Oficial do município.

O projeto chegou a ser vetado pelo prefeito, Alcides Bernal (PP). Mas, o veto foi derrubado pela Câmara Municipal, sendo sua promulgação assinada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador João Rocha (PSDB), conforme publicado no Diogrande.

A concessionária informou, por meio da assessoria de imprensa, que vai cumprir a legislação, embora a prefeitura da Capital considere a lei inconstitucional e tenha prometido derrubar a norma na Justiça. “A Energisa esclarece que as faturas emitidas a partir desta terça-feira (26), não terão a taxa de iluminação pública nos cálculos”.

A empresa informou, contudo, que as leituras feitas hoje começaram antes da publicação no Diogrande. Por isso, não houve tempo hábil para desativar a programação para a cobrança. “Os clientes com contas de energia emitidas nesta segunda-feira (25), com a cobrança da taxa, terão os valores ressarcidos integralmente na próxima fatura”.

Cosip é cobrada desde 2002 na Capital (Foto: Alcides Neto)
Cosip é cobrada desde 2002 na Capital (Foto: Alcides Neto)

Cosip – A taxa de iluminação pública existe desde 2002 na Capital. A Energisa faz a cobrança, mas repassa o valor integralmente à prefeitura, conforme a assessoria de imprensa.

O que é arrecadado com a Cosip tem de ser aplicado na manutenção, melhoria e ampliação da rede. Contudo, a prefeitura sempre faz mistério sobre o quanto a taxa rende aos cofres municipais e o quanto é gasto mensalmente nos consertos ou investido na expansão e modernização da iluminação.

A Energisa também não divulga o valor porque “exerce apenas o papel de agente arrecadador da Cosip”. A prefeitura, neste caso, é tratada como uma clientes da empresa.

Contudo, segundo o autor do projeto de lei que suspende a cobrança, Edil Albuquerque (PTB), R$ 53 milhões estariam acumulados no caixa da prefeitura. O saldo seria o suficiente para a continuidade dos trabalhos pelos próximos seis meses e por isso seria injusto continuar onerando o consumidor num momento de crise.

A prefeitura informou que até sexta-feira (29) vai entrar com Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). De acordo com o procurador-geral, Denir Nantes, a Câmara não pode tomar tal atitude,mesmo porque não fez um estudo de impacto financeiro-orçamentário do que esta lei representa para a administração municipal, uma vez que promoverá a interrupção dos serviços de manutenção da iluminação pública e, principalmente, de ampliação da rede.

Nos siga no Google Notícias