A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

18/12/2013 19:44

Jardim Santo Antônio vira "carta marcada" e sofre com alagamento

Filipe Prado e Zana Zaidan
A chuva durou cerca de 15 minutos, mas alagou as casas do bairro (Foto: Marcos Ermínio)A chuva durou cerca de 15 minutos, mas alagou as casas do bairro (Foto: Marcos Ermínio)

Mesmo com casas "preparadas", moradores da rua São Lourenço, no Jardim Santo Antônio sofrem com alagamento causado pelas chuvas. Eles reclamam que há 12 anos vivem em função da chuva e até já montaram uma "força tarefa" para ajudar os moradores.

A rua é pequena, mas há 12 anos os moradores enfrentam com alagamentos. Pedro Henrique Andreatto, 15 anos, relata que os seus pais já gastaram muito dinheiro para tentar conter a água. “Eles gastaram cerca de R$ 15 mil em reformas, sem contar com os prejuízos que tivemos. Já perdemos rack, guardarroupas, colchão”, comenta o adolescente.

Pedro Henrique conta que tiveram que adaptar a casa, para que a água não entrasse na residência. “Em 2004 nós construímos uma barreira de concreto na porta de casa, também colocamos uma barra de ferro no portão. Tudo para conter a chuva”.

O tio do adolescente, Claudio Luiz Andreatto, 56, veio de Dourados para visitar a irmã e ficou impressionado com a situação. “Fiquei impressionado com o que aconteceu. Minha irmã sempre me contava o que acontecia, mas hoje eu vi de perto. Foi desesperador ver água subindo”.

A chuva foi rápida, mas foi suficiente para “invadir” a casa. “A água subiu muito rápido. Foram 15 minutos de chuva, o que foi suficiente para a água chegar ao meu joelho”, comenta Claudio. Ele explica que os moradores fizeram uma “força tarefa” para limpar as casas, se juntando e limpando uma casa por vez.

Para o autônomo, Jamil Alves da Silva, 62, o problema acontece há oito anos. “Acho inexplicável. Quem mora na beira de um córrego, tudo bem, é aceitável, mas é uma calamidade. É obra mal feita e má administração”, afirma.

Os moradores chamaram Corpo de Bombeiros para tentar desobstruir a água da região. O sargento Julio Ramires, relata que já é de praxe acontecer isso no bairro. “Três bombeiros estão tentando limpar as casas, depois vamos andar pelo bairro para destampar bocas de lobo e limpar. O bairro Santo Antonio já é carta marcada”, alega.

Os moradores preparam sua casa para conter as chuvas (Foto: Marcos Ermínio)Os moradores preparam sua casa para conter as chuvas (Foto: Marcos Ermínio)



O ser humano é o pior dos animais, porque coloca sujeira nas ruas e depois critica o Governo, o Prefeito e é sempre os outros que são culpados, e continuam jogando copos descartáveis ,sacolas ,panos, fraldas usadas, latas de cerveja e refrigerantes, garrafas pet, tudo na rua, é claro que vai entupir a boca de lobo e os encanamentos, se todos fizerem a sua parte, muitas coisas podem ser evitadas, e a cidade vai ficar mais limpa. mais preferem sujar primeiro só para reclamar depois.
 
Teresa Moura em 19/12/2013 10:08:13
A Rua dos Andradas, no bairro Vila Duque de Caxias é outra região crítica, que merece uma atenção do governo municipal.
A água que vem da Júlio de Castilho encontra a que desce a Silveira Martins e vira um rio com correnteza e tudo, descendo em direção à Duque de Caxias...
É comum carros "morrerem" ao tentar passar na Andradas inundada.
É preciso atenção do governo e moradores à limpeza de ruas e passeios e dos bueiros, o que mais vejo são estes entupidos com lixo e folhas.
 
Bruno Costa em 19/12/2013 09:44:39
Pois é...tem córrego canalizado sim ali naquela região, e isso tudo aí era um brejão com sucuri e tudo.O solo já é encharcado naturalmente, devido aos lenções freáticos bem rasos, então choveu...danou-se.Nas reportagem sobre o Santo Antonio, sempre tem um que diz que é descaso, e que não tem córrego.Conheço esse bairro desde criança do tempo que nem asfalto tinha.Era um brejo com lagoa e córrego.Acho que a solução "teria sido aterrar os terrenos para ficarem acima do nível das ruas",mas não fizeram isso, e construir mais bocas de lobo.
 
Marcia França em 19/12/2013 09:39:06
para quem não sabe da historia do bairro santo antonio, antigamente este bairro era uma lagoa, construíram em cima da lagoa, agora a natureza quer o que é seu de direito
 
Renir Passos em 19/12/2013 07:47:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions