ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Médico cai em golpe do Whatsapp ao receber convite para grupo virtual

Número foi clonado e utilizado para pedir dinheiro a um colega de trabalho

Izabela Sanchez | 17/08/2019 16:56
Caso foi registrado na delegacia da região central (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Caso foi registrado na delegacia da região central (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Um médico de 66 anos, morador da Vila Gomes, em Campo Grande, foi vítima de mais um golpe aplicado por criminosos que clonam contas do aplicativo Whatsapp. O pediatra teria recebido um convite, via Whatsapp, para fazer parte de um grupo chamado “Saúde e Amor” e dessa forma, teve o celular invadido.

Ele procurou a polícia na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro. Segundo o boletim de ocorrência, o médico percebeu que havia caído em um golpe quando recebeu uma mensagem de um colega de trabalho. O colega informou ter recebido uma mensagem, com o número do pediatra, em que o médico pedia um depósito em dinheiro.

Meia hora antes disso, ele recebeu o convite para fazer parte do grupo, e relatou aos policiais “não ter estranhado” por acreditar serem profissionais da área e que a foto de perfil indicava “pessoa conhecida”.

Clonagem – Invasões em contas do Whatsapp têm sido comuns e alguns casos foram levados à polícia em Campo Grande. O delegado José Roberto de Oliveira Junior explicou ao Campo Grande News a necessidade de tomar cuidado ao lidar com o aplicativo.

"Não clicar em links de mensagens de números desconhecidos para não ter o número raqueado. Não enviar nenhum dinheiro a pedido de amigos ou parentes antes de falar com a pessoa por telefone ou pessoalmente. Procurar a polícia imediatamente para registrar a ocorrência e se caso foi feito algum depósito tentar fazer o bloqueio junto ao banco o mais rápido possível”, orientou.

Um rapaz de 27 anos também procurou a polícia depois que estelionatários pediram dinheiro para os seus contatos por meio do aplicativo. Ele também perdeu o controle do Whatsapp após fazer anúncio de venda do seu veículo no site de vendas OLX.

Depois de concluir o cadastro, o jovem recebeu, via WhatsApp e SMS, um código de validação, para confirmar o anúncio. Ao confirmar, o seu aplicativo passou a ser controlado por outra pessoa. O criminoso, então, enviou mensagem para seus amigos, solicitando depósitos em contas diversas.

Nos siga no Google Notícias