A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

02/10/2014 10:32

Novo comandante da Guarda assume cotado para comandar secretaria

Ludyney Moura e Kleber Clajus
Valério Azambuja é policial federal aposentado e estava à frente de uma secretaria em Ponta Porã (Foto: Kleber Clajus)Valério Azambuja é policial federal aposentado e estava à frente de uma secretaria em Ponta Porã (Foto: Kleber Clajus)

O novo comandante da Guarda Municipal de Campo Grande, Valério Azambuja, estava há pouco mais de um ano à frente da Secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, e chega no novo cargo prometendo melhorias para os seus comandados.

O prefeito Gilmar Olarte (PP) explicou que a experiência de Azambuja à frente de uma secretaria que ele pretende implantar na Capital pesou na escolha do substituto do coronel Jonys Cabrera. A intenção de Olarte é angariar recursos para aparelhamento da Guarda Municipal, e para ações de combate às drogas e redução de acidentes de trânsito.

Azambuja tomou posse revelando que estabelecerá projeto que adapte a Guarda Municipal à legislação federal e também a converta em Secretaria Municipal de Segurança Pública. A proposta deve ser encaminhada até o final do mês para a Câmara Municipal, a fim de consolidar essa transição para fechar convênios com a Polícia Federal mo intuito de se receber armas e treinamento para os agentes da corporação.

“O processo já vem andando. Vamos aproveitar o que foi deixado pelo coronel Jonys e aprimorar o trabalho. Ainda esta tarde vamos nos reunir para fechar as diretrizes e o planejamento das ações a serem implantadas na Capital”, disse o novo comandante da Guarda Municipal.

A ideia de Valério Azambuja é ter um grupo de elite dentro da corporação, que passe pela capacitação e testes psicológicos rigorosos na PF, para saber se estão realmente aptos a portar armas de fogo. O convite para assumir a Guarda da Capital aconteceu na última terça-feira (30 de setembro).

“Foi uma grata surpresa, pois sou de Campo Grande. Vou continuar assessorando a secretaria em Ponta Porã, e nosso objetivo maior é que seja criado um consórcio entre as Guardas Municipais do Estado para que elas se fortaleçam na busca de recursos”, finalizou Valério Azambuja, que ainda precisa voltar à fronteira para pedir sua exoneração da antiga função.

Valério Azambuja é agente de Polícia Federal aposentado, e estava desde julho de 2013 à frente da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã. Ele é graduado em Direito, especialista em licitações e Contratos e em planejamento na administração pública, além de cursos de especialização na área policial e administrativa no DPF-MJ (Departamento de Policia Federal, Ministério da Justiça).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions