ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

ONG pede informações do cão Scooby, pivô de polêmica sobre leismaniose

Viviane Oliveira e Nadyenka Castro | 04/01/2013 17:19
(Foto: Reprodução/Facebook)
(Foto: Reprodução/Facebook)

A ONG Abrigo dos Bichos protocolou nesta sexta-feira (4) um ofício na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) solicitando informações sobre o estado de saúde do cão Scooby, que virou pivô de polêmica sobre o tratamento de animais com leishmaniose.

O cão foi preso a uma moto e arrastado por 4 quilômetros pelo bairro Aero Rancho. O cachorro foi diagnosticado com a doença e, graças ao clamor popular, foi salvo da eutanásia, destino dos outros cães doentes.

A presidente do Abrigo dos Bichos, Maíra Kaziski Peixoto, disse que a última informação que teve sobre o cachorro foi no dia 19 de dezembro, quando ele deu entrada no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). “Nós só queremos informações do Scooby.

No mês passado o ex-prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB) pediu que o cão fosse devolvido ao CCZ, onde passaria por exames comprovando a melhoria do estado de saúde do cão.

A veterinária Sibele Cação, ex-presidente do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária), que foi cassada do cargo por defender tratamento da leishmaniose em cães, disse que vai adotar o cão Scooby e pretende usá-lo como prova da eficácia do tratamento.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretária Municipal de Saúde (Sesau), Márcia Dal Fabro, disse que as informações sobre o estado de saúde do cão será encaminhada até a próxima segunda (7), por meio de nota técnica.

A assessoria do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) explicou que o cão está no Centro de Controle de Zoonoses aguardando o resultado do exame denominado xenodiagnóstico, o qual a própria Dra. Sibele Cação solicitou que fosse realizado.

Ainda de acordo com a assessoria, uma vez que o exame é de alta complexidade, não houve tempo hábil para que o resultado ficasse pronto até o dia 31 de dezembro de 2012. Sendo assim, o cão Scooby passa a ser responsabilidade da atual administração municipal de Campo Grande.

(atualizada às 21h50 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias