ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Outdoor a favor da vacina e contra Bolsonaro é depredado sob xingamentos

Painel fixado na Avenida Júlio de Castilho teve letras apagadas por um dos defensores do presidente

Adriano Fernandes | 30/03/2021 19:41


Um outdoor a favor da vacina, mas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi depredado na Avenida Júlio de Castilho, em Campo Grande. O painel traz a frase "A vacina e o SUS salvam vidas. Bolsonaro não!" e está fixado próximo ao monumento Cabeça de Boi.

Um vídeo mostra o momento em que um homem, não identificado, usa um tipo de vara com um rolo de pintura na ponta para apagar com tinta o "não" do outdoor. Enquanto isso um outro homem que filma toda a ação do outro lado da avenida, dá risadas e xinga.

"Aqui não, 'fi', aqui é país de homem serio, fi, pais de vagabundo, não. Ladrão filha da p***, vai roubar na casa de outro seus vagabundos", diz o homem.

O outdoor foi custeado pelo Fórum Vacina para Todos, composto por mais de 50 entidades que defendem a vacinação irrestrita contra a covid-19, e que agora busca identificar o homem que aparece pichando a estrutura.

"Vamos fazer o possível para identificá-lo para que ele possa responder pelos seus atos e reparar o dano causado", diz a instituição em nota. Vale lembrar que destruir ou danificar patrimônio, seja ele público ou privado, é crime segundo o artigo 163 do Código Penal que prevê pena de prisão de um a seis meses para quem "destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia".

Conforme o Fórum os outdoors foram pagos através do dinheiro arrecadados por meio de vaquinhas, realizadas pelos integrantes dos sindicatos que fazem parte do movimento. Outros 7 outdoors com a mesma mensagem estão distribuídos na Capital.

"Cada um doou o que pôde e ver o nosso trabalho sendo depredado assim é de uma tristeza imensurável", completa. O Fórum repudiou o ato e pontuou que a "depredação do material por clara motivação ideológica reflete nada mais nada menos do que um desrespeito a um dos direitos constitucionais básicos".

"Além disso, loucos de ódio e sem empatia pela dor alheia, custam a aceitar que a vacina salva vidas, ao contrário de seu “líder”, aliado da morte e do sofrimento. Os autores desse ato deplorável serão identificados e acionados judicialmente", pontuou.

Para além dos outdoors o Fórum já financiou campanha com carro de som em várias cidades, sobre a importância da vacina. Alguns materiais do projeto tem tons mais educativos, outros mais políticos, como é o caso do painel fixado na Avenida Júlio de Castilho.

No interior – No ano passado, vários outros painéis a favor ou contra a gestão de Bolsonaro na pandemia também foram depredados. Em Naviraí, um outdoor que teria teria sido colocado por produtores rurais, em agradecimento a Jair Bolsonaro, foi rasgado e virou caso de polícia, em julho.

No mês seguinte, outdoor instalado pelo Sinasefe-MS (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação) foi derrubado à véspera da visita do político à cidade. Em setembro outdoor com a hastag #ForaBolsonaro não durou uma hora em São Gabriel do Oeste. Depois de ameaças feitas por produtores rurais da região, o painel foi tapado com lona preta, na manhã dessa terça-feira (15).

***Matéria editada às 20h05 para acréscimo da nota de repúdio do Fórum.

Nos siga no Google Notícias