ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura mantém aposentadoria de médico envolvido na Máfia do Câncer

Médico faz parte do quadro de pessoal da Prefeitura

Mayara Bueno | 09/05/2016 12:23

A Procuradoria-Geral do Município decidiu manter a aposentadoria de Adalberto Abrão Siufi, médico envolvido na operação Sangue Frio, que apurou irregularidades na saúde em 2013, em caso que ficou conhecido como "Máfia do Câncer". O resultado do processo administrativo contra ele, aberto em fevereiro deste ano, foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), desta segunda-feira (9).

De acordo com o documento, assinado pelo procurador do município, Denir de Sousa Nantes, a Prefeitura reconhece a “impossibilidade de aplicação da pena de cassação de aposentadoria do servidor público Adalberto Abrão Siufi”, mas não traz mais detalhes sobre o motivo da decisão. Siufi é médico aposentado do quadro de pessoal da Prefeitura.

Ainda reitera que a decisão acontece sem a análise de mérito quanto às acusações envolvendo a empresa Neorad, no que diz respeito aos recebimentos de verbas públicas. Com a decisão de hoje, o procedimento contra o médico será arquivado.

Em 23 de fevereiro deste ano, a procuradoria abriu um processo administrativo disciplinar para apurar irregularidades funcionais cometidas pelo servidor. O prazo de conclusão era de até 60 dias. A reportagem do Campo Grande News procurou Denir Nantes para obter mais detalhes, mas as ligações não foram atendidas. A assessoria também foi acionada, mas não respondeu até o fechamento e publicação deste texto.

Investigação – Em março de 2013, foi deflagrada a operação da Polícia Federal, chamada de “Sangue Frio”. Nas primeiras horas da manhã de 19 de março daquele ano - munidos com 19 mandados de busca e apreensão e quatro ordens judiciais de afastamento de funções - policiais federais foram ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, ao HU (Hospital Universitário) Maria Aparecida Pedrossian, à residência do médico Adalberto Abrão Siufi e à clinica NeoRad.

Desde a data, o ano foi um desdobramento do escândalo, potencializado, principalmente, pela divulgação de escutas telefônicas revelando conchavos em que a saúde era a última das preocupações.

A primeira suspeita sobre o Hospital do Câncer foi lançada pelo MPE (Ministério Público Estadual). Na semana anterior à operação da PF (Polícia Federal), a promotora Paula Volpe havia pedido à Justiça o afastamento dos três diretores, sendo Adalberto Siufi o diretor-geral.

Conforme a denúncia, a unidade hospitalar mantinha contrato com a NeoRad, empresa cujo um dos proprietários era Siufi; cobrou por atendimento a paciente morto e remunerou parentes do diretor com altos salários.

Outro detalhe era que a Neorad recebia tabela SUS (Sistema Único de Saúde) mais 70%. Em quatro anos, foram R$ 12 milhões. No dia da operação, Siufi chegou a ser preso por porte ilegal de arma, sendo liberado após pagar fiança de R$ 30 mil.

Nos siga no Google Notícias