ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

“Sem paz” desde prisão, youtuber pede autorização para mudar de casa

Eduardo Rezende, dono de canal no YouTube com quase meio milhão de seguidores, quer sair do Carandá por segurança, diz defesa

Anahi Zurutuza | 01/09/2020 13:05
Eduardo Rezende junto ao Corolla com placas paraguaias que, segundo a polícia, iria para desmanche (Foto: Reprodução YouTube)
Eduardo Rezende junto ao Corolla com placas paraguaias que, segundo a polícia, iria para desmanche (Foto: Reprodução YouTube)

“Sem paz” desde que foi preso por receptação, em abril deste ano, Eduardo Rezende da Silva, de 26 anos, dono de canal no YouTube com quase meio milhão de seguidores, quer autorização judicial para mudar de casa. No pedido, a defesa do investigado argumenta que a intenção do cliente é se mudar para apartamento.

Conhecido como “Dudu” ou “Razuk”, Eduardo foi preso em 17 de abril por policiais da 3ª DP (Delegacia de Polícia Civil). Na casa do youtuber, no Bairro Carandá Bosque, a polícia encontrou um Toyota Corolla que teria sido comprado de forma ilegal no Paraguai.

À época, o rapaz pagou R$ 20 mil de fiança para ser solto. Medidas cautelares foram impostas aos investigados.

De acordo com o advogado de Eduardo, Marlon Ricardo Lima Chaves, “com a prisão e as reportagens na sequência, a localização do imóvel do requerente foi exposta”. O cliente decidiu se mudar por segurança. “Por ser uma pessoas pública com muitos jovens que o acompanham nas redes sociais, o local passou a ser visitado com frequência o que torna impossível classificar uma pessoa que esteja ‘rondando’ como sendo uma ameaça ou apenas um seguidor”.

A defesa explica que o youtuber mora em casa alugada e que “a vizinhança tem buscado fazer com que ele deixe o bairro em que reside”.

Em agosto, morador flagrou racha entre dois carros à luz do dia, na Rua Santa Luzia,  região do Bairro Carandá Bosque. Um dos veículos, uma BMW 118i azul seria do rapaz. Ao Campo Grande News, ele negou ter praticado o crime de trânsito.

O advogado esclarece ainda que o cliente já tem outro imóvel em vista, mas precisa de autorização para fechar o negócio. Marlon Ricardo pede “que seja alterada a condição de ‘não mudar de residência sem prévia permissão da autoridade processante’ para a necessidade de informar o juízo imediatamente após uma mudança de residência”.

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) é favorável à concessão e o juízo da 1ª Vara Criminal de Campo Grande ainda não deu decisão.

Prisão e investigação – Eduardo Rezende, dono do canal Razuk Bakstage no YouTube, foi parar na mira da polícia depois que publicou vídeo no dia 21 de março desrespeitando o toque de recolher imposto em Campo Grande como medida de combate à pandemia da covid-19. No material, excluído do canal, ele sai de carro pelas ruas vazias da Capital e afirma não ver agentes de segurança para imped-lo. Aparentemente, está em alta velocidade.

Diante da provocação, a Sesdes (Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública) de Campo Grande encaminhou dossiê à Polícia Civil, que abriu inquérito para investigar o youtuber no dia 14 de abril.

Responsável pela prisão naquele mês, o delegado Ricardo Meirelles Bernadinelli informou que um dos carros usado nos vídeos postados no canal chamou a atenção por ter placas paraguaias. O responsável pelo inquérito informou que foram identificadas pelo menos duas ilegalidades. A primeira é que o veículo foi comprado por uma segunda pessoa, que deu endereço falso no Paraguai, mas mora no Brasil, e seria repassado a Dudu.

O Brasil só permite importação de carros novos e por isso a negociação é fraudulenta, explicou Bernadinelli. Um dos problemas dessa operação é a sonegação de impostos.

Além disso, para a polícia, a situação configura crime de receptação, de acordo com o delegado.

Veículos apreendidos no dia 24 de agosto pela Polícia Civil em investigação sobre esquema de compra fraudulenta, receptação e adulteração (Foto: Vídeo/Reprodução)
Veículos apreendidos no dia 24 de agosto pela Polícia Civil em investigação sobre esquema de compra fraudulenta, receptação e adulteração (Foto: Vídeo/Reprodução)

Alvo de novo – No dia 24 de agosto, policiais civis cumpriram três mandados de busca e apreensão em endereços de Eduardo Rezende e de Luan Galasso, do canal “PetrolHead”. A dupla “famosa” é investigada em três inquéritos por receptação, contrabando, adulteração de veículo e crimes de trânsito.

Quatro carros de luxo foram apreendidos – VW Amarok, BMW 118i, Mini Cooper e um Subaru, de origem paraguaia. Os veículos serão periciados para identificar supostas alterações irregulares.

Luan é apontado por Eduardo como autor da compra daquele primeiro carro, o Toyota Corolla, no Paraguai.

Nos siga no Google Notícias