A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

19/03/2012 11:57

Usuários esperam agilizar atendimento com novo posto de emissão do cartão do SUS

Paula Vitorino e Mariana Lopes

Posto foi inaugurado nesta segunda-feira

Novo posto de emissão tem estrutura maior para atender demanda de usuários. (Foto: Marlon Ganassin)Novo posto de emissão tem estrutura maior para atender demanda de usuários. (Foto: Marlon Ganassin)

A inauguração do segundo posto de emissão do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), em Campo Grande, nesta segunda-feira (19), é a esperança dos usuários para finalmente diminuir o longo tempo de espera para retirar ou recadastrar o cartão.

Desde o início do ano passado o Campo Grande News mostra a dificuldade dos usuários que precisam retirar o cartão e enfrentar filas, com demora de, em média, 2 horas. O atendimento era feito somente na central do SUS, na rua Bahia, quase esquina com a Avenida Afonso Pena.

A usuária Gerlaine Pereira de Lima, de 39 anos, autônoma, procurou o novo posto hoje por volta das 9h, depois de ir à central e encontrar o local lotado. “Encaminharam eu para cá. Achei bem melhor o espaço, pelo menos ainda está vazio e mais rápido”, diz.

Já a moradora de Terenos, Tais Guimarães, de 18 anos, procurou direto o novo posto porque foi informada da inauguração. “Vim com a minha filha de 1 ano e procurei direto o novo posto”, diz.

O cartão é obrigatório para os atendimentos nas unidades de saúde, de acordo com portaria do Ministério da Saúde. O usuário só consegue ser atendido sem o cartão em casos de urgência e emergência.

A gerente técnica da Central de Atendimento do Cartão do SUS, Disney Simone Viana Nunes, explica que a demanda para o serviço aumentou desde a exigência do Ministério da Saúde e que o novo posto de emissão deve ter capacidade de dobrar os atendimentos.

Por dia, são distribuídas cerca de 350 senhas para atendimento. A gerente frisa que a distribuição das senhas tinha que ser encerrada às 15h em alguns dias, porque a espera por atendimento já era grande no meio da tarde.

Ela também informou que o projeto é agilizar ainda mais o atendimento, deixando os usuários tidos como preferenciais para serem atendidos somente na central da rua Bahia.

O atendimento no novo posto, que fica rua Arthur Jorge, 500, onde funcionava a antiga Câmara Municipal, é de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Na central da rua Bahia, o serviço é das 6h às 5h30 durante a semana, e aos sábado atende em regime de plantão, das 7h às 13h.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions