ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Com mudanças nas regras, juízes de MS ficam sem o auxílio-moradia

Benefício havia sido revogado em novembro, após sanção pelo presidente Temer de reajuste de 16,38% no salário dos juízes brasileiros

Tatiana Marin | 16/01/2019 15:42
Nenhum dos juízes que atuam em MS receberão auxílio-moradia. (Foto: Arquivo)
Nenhum dos juízes que atuam em MS receberão auxílio-moradia. (Foto: Arquivo)

Os 213 magistrados de Mato Grosso do Sul  que recebiam o auxílio-moradia em 2018, não terão mais direito ao benefício. A regulamentação do pagamento, pelo presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro João Otávio de Noronha - que também preside o Conselho Nacional da Justiça Federal, reforçou as restrições estabelecidas em dezembro pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Pela nova redação, o auxílio-moradia somente será pago para o magistrado que não tiver imóvel próprio ou funcional na comarca onde trabalha. A resolução conta com pelo menos cinco requisitos que devem ser cumpridos para que o magistrado - seja no âmbito federal ou estadual - possa receber o benefício, no valor máximo de R$ 4.377,73.

Estão entre os critérios: que não haja imóvel funcional disponível ao magistrado; que cônjuge ou qualquer pessoa que resida com o magistrado não ocupe imóvel funcional; que o magistrado ou cônjuge não tenha imóvel próprio na comarca em que vá atuar; que o magistrado esteja exercendo suas funções em comarca diversa do que a sua original; que o dinheiro seja gasto exclusivamente com moradia.

Estimativa preliminar do CNJ aponta que apenas 1% da magistratura no Brasil esteja apta a receber a benesse, o que representa aproximadamente 180 juízes. Segundo o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nenhum dos magistrados do Estado irão receber auxílio-moradia.

O benefício era pago indistintamente a todos os magistrados até novembro do ano passado, por força de uma liminar concedida em 2014 pelo ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal). O próprio ministro revogou a decisão após o então presidente Michel Temer ter sancionado lei que resultou num reajuste de 16,38% no salário dos juízes brasileiros.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias