ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Dia Internacional contra a Homofobia será comemorado domingo

Lucio Borges | 15/05/2015 23:59

Comemora-se no dia 17 de maio o Dia Internacional contra a Homofobia e haverá “Grito Contra Homofobia” na Praça Ary Coelho, uma forma de sensibilizar a população quanto à violência contra a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) em Mato Grosso do Sul. A 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos tem acompanhado todas as ações de entidades que lutam contra discriminações.

No domingo, a Rede Apolo (Rede de Homens Gays e Bissexuais de Mato Grosso do Sul) organiza uma manifestação no intuito de chamar a atenção da população e do poder público, quanto às discriminações que ainda sofrem as populações LBGT (Lésbicas, Bissexuais, Gays e Travestis) no Estado. O dia da manifestação, foi escolhido em alusão ao 17 de maio de 1990, quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o "homossexualismo" do rol de patologias da Codificação Internacional de Doenças - CID.

Em junho de 2010, o então Presidente Lula assinou decreto que instituiu o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia, este decreto simboliza o compromisso do Estado Brasileiro com o enfrentamento da violência praticada contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Na luta LGBT no Brasil, alguns avanços podem ser apontados: Conselho Nacional LGBT; Plano de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT; Secretaria de Direitos Humanos LGBT, Conferência; Programas; Em nível nacional todas as citadas acima, e estado e municípios muitos já construíram alguns dos já citados. Todos esses avanços, construídos através de muitas lutas, e enfrentamento dos movimentos LGBT, para garantir a Cidadania Plena LGBT dentro do território brasileiro.

Nos siga no Google Notícias