A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

23/03/2009 20:41

Dourados registrou 30 casos de tuberculose em 3 meses

Redação

Pelo menos 30 novos casos de tuberculose foram registrados nos últimos três meses pela Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. A incidência dos casos é constata mais em homens jovens e de meia idade do que em mulheres.

Conforme Célia Valério Motta, coordenadora do programa de tuberculose da cidade, o município registrou 65 casos por ano entre 2004 e 2007. No ano passado, porém, foram confirmados 96 novos casos.

De acordo com o site Dourados Agora, a semana de combate mundial a tuberculose começou hoje e vai até sexta-feira (27). Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Dourados intensificou a campanha através de distribuição de panfletos e fixação de cartazes em todas as unidades básica de saúde. O material contém orientações de prevenção e tratamento da doença.

A tuberculose é uma doença contagiosa transmitida pelo ar através de espirros e contato com a saliva da pessoa infectada pelo vírus, o tratamento é feito através de antibióticos específicos durante seis meses e a pessoa deve ser tratada em casa. O medicamento é gratuito e está disponível em todos os postos de saúde.

Os riscos do contágio são maiores para idosos, crianças e pacientes com HIV positivo, por conta da baixa imunidade. O diagnóstico precoce ajuda a curar a doença mais cedo evitando futuras complicações.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions