ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Em Corumbá, 70% das ligações para o 190 são trotes

Redação | 09/04/2010 11:53

Diante do grande número de trotes, o Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) de Corumbá está reforçando o trabalho contra a brincadeira de mau gosto, que tem atrapalhado o andamento do serviço policial.

Segundo informações da PM, de 500 ligações recebidas todos os dias, 70% são trotes, o que tem atrapalhado o atendimento de ocorrências reais.

"O grande número de trotes além de prejudicar o atendimento as ocorrências ainda causa despesas como o gasto de combustível desnecessário e o desgaste físico do policial", alerta a PM.

Para combater o trote, está sendo implementado sistema que vai possibilitar o controle de todas as ligações feitas para o 190, inclusive as originadas de telefone celular. Será possível identificar todas as ligações e chegar até os responsáveis que responderão pelo ato.

Trote é crime tipificado no Código Penal e a pena é detenção de um a três anos, além de multa (estipulada por juiz) de acordo com o Artigo 266, do Código Penal Brasileiro (interrupção ou perturbação do serviço telefônico público).

No caso do trote ocorrer com base em denúncia falsa (contra a pessoa), o Artigo 339, do mesmo Código, prevê reclusão de dois a oito anos e multa.

Já se o trote se caracterizar por crime inexistente, o Artigo 340 do Código Penal (comunicação falsa de crime ou contravenção) estipula detenção e um a seis meses e multa.

Nos siga no Google Notícias