ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Farmácia fica sem luz após lucrar com gato

Redação | 15/04/2009 17:17

Farmácia da rede São Bento da Fernando Correa da Costa, esquina com a Joaquim Murtinho, teve a energia elétrica cortada às 10 horas desta quarta-feira por falta de pagamento de dívida referente a fraude constatada no medidor.

A Enersul verificou que durante seis meses a empresa desviou o equivalente a R$ 4.588 mil, usando o famoso "gato". A fraude foi comprovada pelo Inmetro em exames laboratoriais. Segundo o laudo técnico, 40% da energia utilizada não eram registrados pelo medidor adulterado.

A descoberta começou em 10 de maio de 2008, durante vistoria da Enersul que detectou três lacres rompidos e um número de série no vidro do medidor incompatível com os registros da concessionária.

Todos os equipamentos foram retirados, lacrados e enviados ao Inmetro para analise em laboratório, que ocorreu em 27 de agosto do ano passado. Prazo para contestação foi aberto, mas sem qualquer questionamento da farmácia, cobrança administrativa foi encaminhada neste ano a São Bento.

Segundo a Enersul, a dívida não foi paga e por isso foi determinado o corte do abastecimento, que só foi restabelecido no período da tarde, após o pagamento.

Esse tipo de fraude é paga pelos consumidores. O prejuízo com o desvio de energia é calculado e o valor dividido entre os clientes da empresa, o que ficou claro nas discussões sobre o reajuste anual da tarifa neste ano.

A farmácia foi procurada, mas informou que houve apenas um "problema momentâneo e já resolvido pela São Bento."

Nos siga no Google Notícias