A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

20/03/2009 13:37

Funai negocia a retirada de índios de fazenda em Miranda

Redação

O administrador substituto da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande, João da Silva, foi hoje pela manhã acompanhar a negociação da PF (Polícia Federal) com os indígenas que ocuparam a Fazenda Charqueada do Agachy, localizada em Miranda, município que fica a 212 quilômetros de Campo Grande. A área foi invadida por cerca de 100 índios da etnia terena no mês passado.

Segundo informado pela Funai, a negociação com as famílias que ocupam a fazenda'corre bem'. Entretanto, os índios que pertencem à aldeia Mãe Terra, situada em frente à área invadida, ainda não deixaram o local.

De acordo com a Polícia Militar de Miranda, a situação na fazenda invadida é tranqüila, e os indígenas não deram nenhum indício de resistência à desocupação.

A reportagem do Campo Grande News apurou que equipes da Polícia Federal estiveram na fazenda hoje pela manhã, mas ainda não executaram o mandado de reintegração de posse. Na Polícia Federal, não são divulgadas informações sobre a operação. A assessoria de imprensa informou que se trata de um trabalho que depende da surpresa.

Tensão - A PM de Miranda nega que exista tensão na área invadida pelos indígenas. Mesmo assim, o Conselho Tutelar de Miranda foi acionado para proteger as crianças indígenas no momento da operação. O pedido foi feito pelo juiz federal substituto da 1ª vara, Clorisvaldo Rodrigues dos Santos.

O deputado federal Waldir Neves levantou a possibilidade de interferir na questão por temer um 'desfecho trágico para o conflito'. Segundo ele, a disputa de terras entre índios e produtores rurais se complicou após a invasão da Fazenda em Miranda.

O líder da oposição na Câmara dos Deputados destacou a possibilidade de realizar uma reunião para discutir o assunto o mais breve possível. O objetivo seria retomar os entendimentos que, segundo ele, foram 'estremecidos' com a invasão das terras.

Apostadores de quatro estados são os mais novos milionários do país
Apostadores de quatro estados acertaram os seis números da sorte da Mega-Sena e são os mais novos milionários do Brasil. Os sortudos são de Salvador ...
MPE realiza processo seletivo para estagiários em 37 cidades neste domingo
O MPE (Ministério Público Estadual) aplica neste domingo (24) as provas do processo seletivo para estagiário em 37 cidades do Estado. As avaliações c...
Uems recebe inscrição para teste de proficiência em três idiomas até quarta
Segue até a próxima quarta-feira (dia 27) o período de inscrição para o exame de proficiência de leitura em inglês, francês e espanhol. O interessado...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions