ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Após decisão judicial, índio é enterrado em fazenda

Paulo Fernandes | 30/09/2011 20:58

Índios guarani-caiuá enterraram na tarde desta sexta-feira o também indígena Teodoro Recalde, no acampamento onde ele vivia, na fazenda São Luíz, em Paranhos - na região Sudoeste de Mato Grosso do Sul.

O enterro na área só foi possível após uma autorização da Justiça, emitida pelo magistrado federal Eduardo José da Costa.

Não houve conflito. Após serem comunicados da decisão judicial, os proprietários da fazenda não tentaram nenhuma manobra contra o sepultamento.

A propriedade rural é reivindicada como sendo a terra indígena Y´poi e a comunidade alegou que a tradição deles prevê o sepultamento na terra ancestral. No local, vivem 70 famílias guarani-caiuá.

Teodoro Recalde, de 33 anos, foi encontrado morto com sinais de espancamento, na madrugada de anteontem. O corpo estava na fazenda Cabeça de Boi, próximo ao acampamento onde vivia.

Ele é primo de Genilvado Vera e Rolindo Vera, professores que desapareceram em 2009. Genivaldo foi encontrado morto, com sinais de espancamento. Rolindo nunca foi achado.

A polícia investiga se o crime tem relação com a situação de tensão entre fazendeiros e índios, por conta da demarcação de terras.

Nos siga no Google Notícias