A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

10/05/2011 20:01

Coordenador Regional da Funai é liberado pelos índios após negociação

Paula Maciulevicius

Chefe de Meio Ambiente da Fundação também foi solto

O coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Edson Fagundes, e o chefe de Meio Ambiente da Fundação, Ricardo Araújo, foram liberados no começo da noite de hoje, depois de ficarem reféns de índios de etnia terena na Fazenda Buriti, a 30 quilômetros de Sidrolândia.

A equipe da Polícia Federal, que esteve no local acompanhando a negociação, retornou a Campo Grande. Edson Fagundes e Ricardo Araújo estão a caminho da Capital depois de ficarem rendidos desde ontem.

Na tarde de hoje, uma equipe da PM (Polícia Militar) do distrito de Quebra Coco foi até o local. Segundo a Polícia, a situação estava difícil e os índios, revoltados, armados com arco e flecha, foices e arpões.

Segundo informações, Edson ficou refém por querer trocar o coordenador das aldeias em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, Samuel Dias, para colocar um parente.

Os índios da etnia terena não aceitavam a troca e pediam a permanência do coordenador atual ou a substituição pelo professor Maioque da aldeia Tereré ou Argeu Reginaldo, da aldeia Água Azul.

Esta é a segunda represália feita pelos índios para a substituição de Samuel Dias. Em março no ano passado, dois funcionários da Funai também foram feitos reféns, porque os índios da reserva queriam que Argeu Reginaldo assumisse a coordenação. Os índios só liberaram os dois homens depois de uma negociação com a diretoria do órgão.

Coordenador da Funai continua refém em aldeia por querer trocar chefe de posto
Índios só liberam Edson Fagundes se a substituição for por um dos candidatos da aldeia O coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índi...
Coordenador da Funai é feito refém por índios da aldeia Buriti
Polícia Federal foi acionadaÍndios da etnia terena mantêm como refém desde ontem (9) o coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio)...



Me refiro a crfitica acima, concordo que existem varrias situaçoes a serem ajustadas, com certeza tudo isso sao consequencia do voto inconseq iuente, se votamos errado, elegemos representantes despreparados para nos representar e criar leis ,no municipio no estado e na camara federal. Fica facil criticar quando nao se observa a pricipal causa dos problemas, Indios,negros, brancos, sem terra quem quer que seja sao vitimas do quadro politico em que vivemos. A grande pergunta é em toda essa situaçao quem é o maior culpado? Abraços!
 
Teófilo de Almeida em 06/06/2011 10:12:23
Eles sequestram, fazem reféns e, todos obedecem o que mandam. Se querem igualdade social, os mesmos primeiro devem term deveres iguais, cumprirem as leis.
Eles invadem propriedades, sequestram, torturam, saqueiam, roubam, e a lei está do lado deles. É mais vantajoso hj ser politico, indio ou preso, pois teremos toda a lei do nosso lado e nenhum processo. Tudo que querem conseguem, é igual sem-terras, cometem crimes e não são punidos.
 
Kamél El Kadri em 10/05/2011 09:27:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions