ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Corumbá terá novo hospital com promessa de entrega em seis anos

Novo hospital será construído pelo governo estadual e prefeitura deverá regularizar as dívidas da Santa Casa

Por Mylena Fraiha | 06/02/2025 10:49
Corumbá terá novo hospital com promessa de entrega em seis anos
Município de Corumbá visto de cima, com o Rio Paraguai ao fundo (Foto: Divulgação)

A cidade de Corumbá terá um novo hospital, com a promessa de que será construído e inaugurado em até seis anos, pelo governo estadual. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), quando foi assinado um termo de acordo entre a Prefeitura de Corumbá e o Governo de Mato Grosso do Sul, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Jardim Veraneio, em Campo Grande.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Corumbá, cidade no Mato Grosso do Sul, terá um novo hospital prometido para ser entregue em seis anos, conforme acordo entre a prefeitura local e o governo estadual. O hospital, planejado para ter cerca de 170 leitos, será construído em um terreno de 30 mil m² no bairro Popular Velha. A iniciativa visa atender à demanda de saúde da região, que atualmente enfrenta dificuldades, como a falta de UTI neonatal, obrigando transferências para Campo Grande. O projeto está em fase de estudos e conta com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A prefeitura precisa regularizar dívidas da Santa Casa como contrapartida.

O novo hospital será construído em um terreno de 30 mil m², no bairro Popular Velha. O valor do projeto e o número de leitos ainda não foram definidos, já que está em fase de estudos, com previsão de término até o final deste ano, segundo o secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Maurício Simões.

“A gente não constrói a oferta sem conhecer a demanda. Por isso, estamos identificando qual seria essa demanda. E o que seria essa demanda hoje? Aquilo que a Santa Casa já atende, além de tudo o que é colocado na ambulância e transportado para Campo Grande. Essa provavelmente será a demanda que nos ajudará a desenhar a oferta de leitos. Estudos preliminares indicam um hospital com cerca de 170 leitos”, explica Maurício.

Maurício também apontou que o projeto está sendo desenvolvido no Escritório de Projetos Estratégicos, em parceria com a consultoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento e uma empresa especializada, que está desenhando a estrutura necessária para esse hospital, considerando a demanda da região.

Corumbá terá novo hospital com promessa de entrega em seis anos
Mãe segura mãozinha de filho que acabou morrendo sem UTI em Corumbá, mesmo ao ser transferido a Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ele também adiantou que, devido às demandas na cidade, é provável que o novo hospital tenha uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal. Conforme noticiado em matérias do Campo Grande News, a cidade tem passado por problemas na saúde pública há anos, especialmente devido à falta de uma UTI neonatal, o que consequentemente exige a transferência de casos graves para Campo Grande, distante 420 quilômetros.

Devido aos três óbitos de bebês e ao menos uma gestante, no dia 17 de março de 2024, houve manifestação de familiares que perderam pessoas na maternidade, todas em situações semelhantes: poderiam ter sido salvas se houvesse UTI neonatal na unidade hospitalar. O protesto foi pela implantação da Unidade de Terapia Intensiva na cidade.

“Temos que lembrar que Corumbá e Ladário estão sendo consideradas como uma área mais remota, devido à dificuldade logística no transporte de pacientes. Aquela região necessita de uma unidade hospitalar resolutiva, que minimize ou evite o deslocamento desnecessário de pacientes para a Capital”, aponta o secretário.

Corumbá terá novo hospital com promessa de entrega em seis anos
Prefeito Dr. Gabriel assina termo de acordo sobre a saúde pública de Corumbá, ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) (Foto: Marcos Maluf).

Acordo - A construção do hospital é um dos compromissos firmados no acordo assinado entre o governo estadual e o Executivo municipal. A assinatura foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, o Doutor Gabriel (PSB).

Em contrapartida, a Prefeitura de Corumbá precisa regularizar as dívidas da Santa Casa. Segundo o prefeito, isso será feito por meio de cortes de gastos. “Hoje, as despesas diárias da Santa Casa não estão sendo pagas. Por isso, recentemente, chegamos a falar até em Corumbá sobre cortes na folha salarial. Vamos precisar fazer o dever de casa e investir na rede pública para reduzir a sobrecarga no Hospital de Corumbá”, afirmou Doutor Gabriel.

Corumbá terá novo hospital com promessa de entrega em seis anos
Prefeito Dr. Gabriel explica que a regularização das dívidas da Santa Casa de Corumbá será feita por meio de cortes de gastos (Foto: Marcos Maluf).

O acordo também abordou outros temas relacionados à saúde do município, que está sob intervenção da prefeitura desde 2010. Entre os pontos discutidos, ficou definido que o convênio entre o município e o governo estadual será repactuado, permitindo a revisão do repasse de recursos para a Santa Casa de Corumbá.

Durante seu discurso, o governador relembrou um episódio de sua campanha em 2022, quando, em visita a Corumbá, conversou com uma mãe que havia perdido o filho devido à falta de uma UTI neonatal. Ele destacou que os investimentos previstos são um passo de responsabilidade.“É nossa responsabilidade. Não podemos perder o senso de realidade da sociedade”, afirmou.

Riedel também ressaltou o papel do Compor (Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica), órgão do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que mediou o acordo. “A gente dá mais um passo nesse sentido. É uma composição importante para solucionar algo, em um tempo definido, com prazo definido, que é o melhor atendimento à saúde de Corumbá”, finalizou o governador.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.