ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

FAB aumenta controle do espaço aéreo de MS, após roubo de três aviões

Incidente aconteceu em Aquidauana, nesta madrugada, e colocou autoridades em alerta

Nyelder Rodrigues | 06/09/2021 12:29
Homens da aeronáutica brasileira monitorando o espaço aéreo de MS, a partir de Corumbá. (Foto: Divulgação/FAB)
Homens da aeronáutica brasileira monitorando o espaço aéreo de MS, a partir de Corumbá. (Foto: Divulgação/FAB)

A FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou nesta manhã de segunda-feira (6), que intensificou o controle do tráfego sobre o espaço aéreo de Mato Grosso do Sul, após ser notificada do roubo de três aeronaves que estavam no aeroclube de Aquidauana - cidade localizada a 135 km de Campo Grande.

De acordo com o que aponta a investigação até aqui, 18 homens invadiram o local, renderam o caseiro e seus dois filhos, os deixando amarrados. Em seguida, os aviões foram abastecidos e os bandidos decolaram, levando junto vários pacotes.

O possível destino dos voos é a Bolívia. Contudo, não há informações se houve rastreamento das aeronaves ainda no Brasil ou se já houve entrada no país vizinho. O roubo aconteceu durante a madrugada e o caso segue sob investigação

Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) e da Polícia Civil de Aquidauana estão realizando em conjunto, a investigação - que apura possível ligação com o tráfico internacional de drogas e com os roubos a bancos ocorridos recentemente em Araçatuba (SP) e Mariluz (PR).

"A FAB colabora com as autoridades de segurança pública responsáveis pelo caso e emitiu uma ordem de vigilância intensiva do controle de tráfego aéreo aos Centros de Operações Militares (COpM) da Aeronáutica", frisa a Força Aérea, em nota enviada a reportagem do Campo Grande News questionando a situação.

Força Aérea mantém radar em Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho para monitorar a fronteira. (Foto: Divulgação/FAB)
Força Aérea mantém radar em Corumbá, Ponta Porã e Porto Murtinho para monitorar a fronteira. (Foto: Divulgação/FAB)

Contudo, perguntas como se houve algum captação de movimentação dos aviões e possibilidade de brechas como pontos cegos nos radares para que haja a fuga sem que sejam percebidos, não foram respondidas pela assessoria da FAB.

Mato Grosso do Sul conta com três radares de monitoramento aéreo na fronteira: um em Ponta Porã, outro em Porto Murtinho e o terceiro em Corumbá, este último, em conhecida rota do tráfico de cocaína através da Bolívia. Todos os três radares são operados pela Força Aérea em parceria com o Ministério da Justiça.

O roubo - O assalto aconteceu nesta madrugada de segunda e a tentativa foi de levar cinco aeronaves, porém, o bando conseguiu êxito para levar apenas três delas. Os aviões levados foram uma Bonanza, modelo V35B, e duas Cessna, modelo 182.

A Bonanza opera sobre o prefixo PT-ING e está em nome de Zelito Alves Ribeiro e de Joel Sanches Jacques. Zelito é irmão do atual prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), e primo do deputado estadual Felipe Orro (PSDB).

Já um dos aviões Cessna pertence a Liliane Paschoaletto Trindade, esposa do ex-prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade - que é irmão do atual chefe do Detran-MS, Rudel Trindade. A aeronave tem o prefixo PT-KDI.

Por fim, a segunda Cessna opera com a matrícula PT-DST e pertence ao cantor, ator e pecuarista Almir Sater. Coincidentemente, ele está em Aquidauana, em gravações do remake da novela Pantanal, desta vez, produzida pela TV Globo.

Nos siga no Google Notícias