ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Frente municipal organiza protesto contra redução da maioridade penal

Mobilização acontece sábado na Praça Antonio João e vai reunir lideranças de movimentos sociais e professores

Helio de Freitas, de Dourados | 02/07/2015 15:54

Educadores e integrantes de movimentos sociais organizam para este sábado (4) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, um protesto contra a proposta de redução da maioridade penal, aprovada em primeiro turno ontem à noite na Câmara dos Deputados.

O ato é organizado pela Frente Municipal Contra a Redução e começa às 8h com panfletagem na Praça Antonio João, centro da cidade. Em seguida haverá apresentações artísticas e depois discursos e rodas de conversas. O movimento acontece até meio-dia.

De acordo com os organizadores da frente, a redução da maioridade penal não é a melhor solução para a diminuição da violência no Brasil.

Mais educação e esporte – “É imprescindível discutir com mais clareza o dever do Estado na proposição de políticas públicas nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer, a responsabilidade dos congressistas de aprovar leis para ampliar os recursos para a educação pública no período integral, e o compromisso de todos nós de cuidar, oferecer oportunidades e condições dignas de vida aos jovens de todas as classes”, afirma o movimento em nota distribuída nesta quinta-feira.

Conforme os organizadores, o objetivo do ato de sábado é discutir com a sociedade douradense, propostas de ações sociais para adolescentes e jovens, tendo como perspectiva garantir os direitos humanos da criança e do adolescente.

PEC ignora violência contra criança – “A PEC [Proposta de Emenda Constitucional] 171 está em plena votação na Câmara dos Deputados e propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos como medida para diminuir a violência em nosso país, porém esta proposta desconsidera que 10 jovens entre 16 e 17 anos morrem diariamente e ainda ignora o trabalho infanto-juvenil, o abuso sexual e o abandono de crianças e jovens”, afirma a Frente contra a Redução.

O texto aprovado na madrugada desta quinta-feira na Câmara Federal estabelece redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em caso de crimes hediondos (estupro, sequestro, homicídio qualificado e outros), latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

A proposta ainda vai passar por mais um turno na Câmara para seguir para duas votações no Senado. Deputados contrários à redução prometem recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra a aprovação.

Nos siga no Google Notícias