ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Miranda completa 243 anos de história nesta sexta-feira

Cidade é uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul

Mariely Barros | 16/07/2021 06:16
Praça Agenor Carrilho, cartão-postal de Miranda (Foto: Paulo Cavalheiro)
Praça Agenor Carrilho, cartão-postal de Miranda (Foto: Paulo Cavalheiro)

Miranda comemora seus 243 anos de história nesta sexta-feira (16). O município foi fundado em 1778 e é um dos mais antigos do Estado.

Localizada a 201 km de Campo Grande, a cidade é banhada pelo Rio Miranda, responsável por abastecer a cidade e um dos maiores afluentes do rio Paraguai. Conhecido pela intensa atividade pesqueira, o rio nasce na serra de Maracaju e tem um curso de 700 km de extensão.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é a sexta mais populosa do Mato Grosso do Sul, com uma estimativa de 2.809.394 habitantes em 2020. Suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e o ecoturismo.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, primeiro prédio da cidade (Foto: Paulo Cavalheiro)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo, primeiro prédio da cidade (Foto: Paulo Cavalheiro)

O primeiro prédio da cidade foi o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego, construído pelo governador-general Caetano Pinto de Miranda a mando do capitão das Conquistas João Lemes do Prado. O objetivo era proteger o povoado que se formou na região dos ataques de bandoleiros.

Em 1865 o local foi destruído pelos paraguaios durante a Guerra do Paraguai, mas os moradores voltaram a reergueram o monumento após o desenvolvimento do município e hoje o local é conhecido como Paróquia Nossa Senhora do Carmo, um dos principais pontos turísticos do município.


Nos siga no Google Notícias