ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Servidores protestam na Saúde para cobrar incentivo financeiro

Dinheiro é repassado duas vezes por ano pelo governo federal, mas enfermeiros e agentes de saúde de Dourados ainda não receberam

Helio de Freitas, de Dourados | 29/08/2019 10:30
Servidores durante protesto em frente à Secretaria de Saúde de Dourados (Foto: Direto das Ruas)
Servidores durante protesto em frente à Secretaria de Saúde de Dourados (Foto: Direto das Ruas)

Servidores municipais de Dourados, a 233 km de Campo Grande, voltaram a protestar contra prefeitura nesta quinta-feira (29). Grupo de pelo menos 120 pessoas ficou desde 8h em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Coronel Ponciano, para cobrar o pagamento de incentivo financeiro enviado pelo governo federal.

O protesto foi organizado pelo Sindicato dos Servidores dos Setores de Enfermagem da Grande Dourados e Sindracse (Sindicato Regional de Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Dourados).

Os servidores cobram o pagamento do repasse feito pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. A paralisação de duas horas nesta quinta-feira para cobrar o pagamento foi comunicada terça-feira (27) pelos sindicatos à prefeita Délia Razuk (sem partido) e à secretária de Saúde Berenice Machado Souza.

A presidente do Sidracse Sílvia Salgueiro disse ao Campo Grande News que o incentivo garante até R$ 2 mil a cada servidor e o repasse é feito duas vezes por ano.

“O programa é do governo federal. O município faz a adesão e as equipes que fazem parte desse programa recebem esse incentivo a cada seis meses. A verba é dividida, 50% para a Secretaria de Saúde e 50% para os servidores dessas equipes. O cálculo é feito com base na meta de atendimento odontológico, de exames preventivos, de visitas. Cada equipe recebe notas de ótimo, bom e regular e conforme a nota é feito o pagamento”, explicou Silvia Salgueiro.

Segundo a sindicalista, em Dourados, de janeiro a junho, o dinheiro já foi depositado pelo Ministério da Saúde, mas o valor dos servidores não foi pago pela prefeitura. “Desde junho tentamos receber esse dinheiro e não tinha nem previsão de quando seria pago”.

Ontem, a prefeitura divulgou nota com declaração da secretária de Saúde informando que o pagamento está previsto para o dia 10 de setembro. “Mas só informou a data depois que protocolamos o ofício informando sobre o protesto”, afirmou Silvia.

A servidora disse que uma comissão representando os manifestantes foi recebida nesta manhã por Berenice Machado e a secretária garantiu que o pagamento será feito no dia 10 do mês que vem. “Outubro já tem outra avaliação, por isso fizemos esse movimento de pressão e para ouvir da secretária a garantia sobre o pagamento”, disse Silvia Salgueiro.

Nos siga no Google Notícias