ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Para entidades, residenciais podem estar poluindo Sóter

Redação | 13/07/2010 12:40

Após receber denúncias e constatar forte mau cheiro às margens do córrego Sóter, região da Via Parque, entidades vão pedir que a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) investigue se residenciais estão jogando esgoto sem tratamento no córrego.

Ontem à tarde, representantes do Cedampo (Centro de Documentação, Defesa e Apoio aos Movimentos Populares), Comissão de Meio Ambiente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Abccon (Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor, Associação dos Moradores do Residencial Maria Aparecida Pedrossian e

Conselho Municipal de Meio Ambiente foram ao local e verificaram que três residenciais lançam esgoto no Sóter.

Os locais têm estação própria de tratamento de esgoto, e, portanto, devem lançar esgoto tratado no córrego.

Dos três residenciais, o Portal Itayara é o único que está com licença vencida e no ano passado foi flagrado pela Semadur. A secretaria não informa o valor da multa, mas autuação por poluição vai de R$ 1.375 a R$ 5.500.

Porém, como são apenas duas equipe para percorrer 11 bacias, a fiscalização só deve voltar a bacia do Prosa nos próximos meses e então verificar se a situação foi regularizada. Localizados na mesma região, os residenciais Tropical Park 1 e 2 têm licenças válidas até 2012 e 2011, respectivamente.

"Recebemos muitas denúncias e fomos checar. Vimos que os condomínios lançam esgoto no córrego, mas precisamos de investigação para saber se o esgoto é tratado ou não e verificar se o tratamento é completo", afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB, Abel Costa de Oliveira.

De acordo com ele, nos próximos dias o pedido de providências será encaminhado à Semadur e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Conforme um técnico da empresa Águas Guariroba, que acompanhou a fiscalização das entidades ontem, o odor fica mais forte no final do dia, devido à inversão térmica. Uma possibilidade é que o cheiro forte seja causado pelos produtos utilizados para o tratamento dos efluentes.

A Semadur leva de 4 a 6 meses para realizar vistoria em cada bacia hidrográfica. Os técnicos verificam se há ligação clandestina de esgoto.

Nos siga no Google Notícias