A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

05/05/2009 12:36

Preço do material de construção cai 3,21% na capital

Redação

O preço do material de construção em Campo Grande caiu 3,21% durante o mês abril, é o que mostra uma pesquisa feita pelo Procon entre os dias 27 e 28 do mês passado.

"Com diferença de 45 dias entre a primeira e a segunda pesquisa, considero o percentual significativo para um espaço de tempo tão curto, indicando que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados [IPI] está sendo repassada", avalia o superintendente do Procon, Lamartine Santos Ribeiro.

A nova pesquisa tinha como objetivo verificar o impacto da redução do IPI sobre os produtos, para saber se houve ou não o repasse ao consumidor.

A pesquisa, que acompanhou o preço de 42 itens, mostra que a redução do IPI foi variável, dependendo do tipo de material, como por exemplo, 4% no cimento e 5% em tintas.

Para Lamartine, na próxima pesquisa, que será feita daqui a 45 dias, a tendência é que os preços baixem ainda mais na medida em que os estoques se renovem.

Quanto baixou - A maior variação verificada na pesquisa foi o prego 10/10, com 229%. Em seguida, aparecem a pedra brita número zero (204%); tubo de esgoto PVC 50mm (165%); areia branca lavada m³ (112%); prego 18/30 (108%); tubo de esgoto PVC 40 mm (103%); arame galvanizado kg 1ª (97%); prego 22/48 (97%); tubo de esgoto PVC 100mm (85%); cola tigre PVC 75g (78%) e rejunte colorido pacote 1 kg (71%).

O Procon destaca que entre as dez maiores variações, nove não tiveram determinação de uma única marca, o que pode significar uma proporcional variação na qualidade.

"A pesquisa é importante, mas a escolha da qualidade do material para a obra também deve ser levada em conta, considerando um índice maior de desperdício e eventuais problemas futuros que possam demandar manutenções e reformas", esclarece o presidente.

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas, comuns da épo...
Com 817 processos, Justiça retoma julgamentos nesta segunda em MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retoma nesta segunda-feira (22) as sessões de julgamento dos órgãos colegiados da Corte. Somente n...
Prazos processuais voltam a correr a partir de amanhã no judiciário de MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alerta que os prazos processuais voltam a fluir normalmente a partir desta segunda-feira (22) no j...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions