ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Sem atingir meta, Capital prorroga vacinação contra pólio e sarampo

Em MS, 6 cidades não atingiram o objetivo, mesmo assim Estado imunizou 97% do programado

Danielle Valentim | 17/09/2018 09:38
Na Capital, meta era proteger 47,5 mil crianças do grupo prioritário, no entanto, a campanha imunizou 86%, percentual correspondente a 40,7 mil. (Foto: Henrique Kawaminami)
Na Capital, meta era proteger 47,5 mil crianças do grupo prioritário, no entanto, a campanha imunizou 86%, percentual correspondente a 40,7 mil. (Foto: Henrique Kawaminami)

A campanha de vacinação se encerrou no Mato Grosso do Sul e superou a meta estipulada pelo governo federal. No Estado, 153.557 crianças tomaram a gotinha ou foram vacinadas, um total de 97%. No entanto, em Campo Grande, a vacinação foi estendida até o próximo domingo (23), pois quase 7 mil ainda não foram protegidas. Além, disso, a Capital enfrenta 21 casos suspeitos da doença.

Conforme a assessoria de imprensa do governo do Estado, Jaraguari, Aquidauana, Itaporã, Terenos, Campo Grande e Brasilândia não atingiram a meta de imunização.

Em Campo Grande, a meta era proteger 47,5 mil crianças do grupo prioritário, no entanto, a campanha imunizou 86%, percentual correspondente a 40,7 mil. Os dados são SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) que atualiza os dados de foram online.

Casos suspeitos – Além de não ter atingido a meta, a prorrogação leva em consideração os 21 casos suspeitos de Sarampo notificados em 2018, sendo que, atualmente, apenas um caso (criança de 3 anos) é investigado e os demais forma descartados.

O Balanço com o quantitativo de doses aplicadas será divulgado nos próximos dias, mas até a última sexta-feira (14) cerca de 6,6 mil crianças ainda precisavam ser levadas pelos pais ou responsáveis para receber as vacinas. A cobertura vacinal de sarampo e poliomielite estava em 85,55% e 86,06%, respectivamente.

As 68 salas de vacinação das unidades básicas de saúde (UBS/UBSF) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. No sábado e domingo (22 e 23 de setembro), a Sesau vai disponibilizar quatro unidades para vacinar: Centros Regionais de Saúde (CRS) Nova Bahia, Tiradentes, Aero Rancho e Coophavila. Estes locais vão funcionar das 6h15 às 17h45, com intervalo para o almoço.

Importante - Mesmo que a criança já tenha recebido as doses das vacinas no passado, precisam tomar outra dose durante a Campanha para garantir a imunização contra as doenças. Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação das doenças imunopreveníveis e por isso devem comparecer às UBS/UBSF com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.

O Ministério da Saúde reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina. Em Campo Grande, a Campanha é somente para crianças. O público adulto neste momento não será vacinado.

Nos siga no Google Notícias