ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Trem do Pantanal chega a Corumbá no 2º semestre de 2010

Redação | 07/05/2009 17:24

Reativado após 13 anos, com a viagem inaugural com a presença dos presidentes do Brasil e do Paraguai, respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Lugo, o Trem do Pantanal pode chegar a Corumbá no início do segundo semestre de 2010. Nesta primeira fase, o trem de passageiros fará os passeios entre Campo Grande e Miranda.

A parceria para estender o percurso por mais 220 quilômetros depende de investimentos e recuperação da malha ferroviária. A América Latina Logística (ALL) conclui o levantamento técnico da viabilidade até dezembro deste ano. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), as obras físicas deverão começar em janeiro. A gerente de relações institucionais da ALL, Ivana Spir, informou que os investimentos serão menores do que os realizados no trecho entre a Capital e Miranda, cerca de R$ 18 milhões.

Na entrevista coletiva, concedida hoje à tarde na Estação do Trem do Pantanal no Indubrasil, o governador admitiu que o trecho excluído é "espetacular". Ele lembrou de uma viagem feita de trem, quando era secretário estadual de Saúde na gestão de Wilson Barbosa Martins em 1986. "A passagem sobre o Rio Paraguai é espetacular", afirmou.

Como a repercussão da reativação do trem foi muito grande, Puccinelli se mostrou bastante otimista com a divulgação do empreendimento. "Em dois anos, o mundo vai querer viajar no Trem do Pantanal", afirmou.

O presidente da Serra Verde Express, Adonai Arruda, também se mostrou otimista sobre o empreendimento. A empresa investiu R$ 1,6 milhão no Trem do Pantanal, com a recuperação dos vagões em Sorocaba (SP) e Curitiba (PR). A previsão é ampliar em 46% o número de vagas, de 282 para 414 em 12 meses. "O aumento depende da receptividade", explicou. Todos os vagões terão ar-condicionado. O bar terão frios, lanches rápidos e algumas bebidas.

A Serra Verde Express anunciou parceria com uma operadora estrangeira para divulgar o Trem do Pantanal na Europa e nos Estados Unidos. Esta empresa tem operadores em Amsterdã, Estocolmo e Bruxelas, na Europa; Toronto (Canadá) e São Francisco (Estados Unidos). A operadora leva 25 mil europeus por ano a Cuba. A expectativa de Arruda é que o trem transporte até 2,5 mil turistas provenientes da Comunidade Européia por ano.

A reativação do Trem do Pantanal consolida um sonho desde a parada do transporte de passageiros pela ferrovia em 1996. Segundo o governador, o programa teve repercussão mundial, feita através de telefonemas e e-mails encaminhados à Governadoria em busca de informações sobre o itinerário.

Nos siga no Google Notícias