ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 30º

De olho na TV

Big Brother tem pior audiência da história

Por Reinaldo Rosa | 25/03/2013 18:00

PRÓXIMA ATRAÇÃO - O departamento de jornalismo (se assim podemos chamá-lo) da Rádio Transamérica Hits vive momentos de instabilidade. A futura diretoria (assumirá a partir da semana que vem), ainda não informou se informativos farão parte da grade de programação a ser promovida na emissora.

NEM TUDO SÃO FLORES – Questionado por ouvintes, o titular do Transnotícias Hits, João Flores Junior, lançou um lacônico "não sei" sobre seu futuro bem como do noticiário que apresenta. Certeza é de que o arrendamento da marca foi sacramentado.

ATENÇÃO PERIGO – Os sindicatos dos radialistas e dos jornalistas devem ficar atentos e, se possível, dar assessoramento aos profissionais que alugam espaço para transmissão de noticiosos. Em alguns casos a fragilidade de textos mais consistentes torna o contratante parte vulnerável frente à emissora.

MOEDA DE TROCA – Autorizações para concessão de emissoras de rádio a parlamentares votantes de acordo com interesses do governo central viraram febre no governo Sarney. Com bom trânsito junto a representantes de seus estados, empresários da comunicação receberam –e ainda recebem- tais mimos com certa facilidade.

A QUEM INTERESSAR POSSA – Com uma rede de emissoras de rádio de gaveta em seu poder, ‘empresário da comunicação’ oferece concessões de rádio (para o interior) a preços nada módicos. O contrato a ser assinado entre as partes também será de gaveta.

AUDIÊNCIA X FINANÇAS – Gabaritados profissionais jornalistas que arrendam espaço para apresentação de noticiosos radiofônicos vivem em clima de completa instabilidade. Quando o programa adquire ‘vida própria’, não surpresa quando o dono da emissora –em critério unilateral- rescinde possível contrato em vigor sem a menor cerimônia.

QUEDA LIVRE - O BBB13 tem possibilidades de ser o pior em audiência de suas edições. Marcou apenas 24 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo. A pior edição em termos de ibope havia sido a 12ª, que terminou com 25 pontos de média. O melhor de todos os tempos foi o quinto, que contou com a participação de Grazi Massafera e de Jean Wyllys, atualmente deputado federal. Fechou com 47 pontos de média.

OUTRO CANAL - Atores reclamando que estão meses sem gravar, grandes nomes presos em uma única novela sem poderem ser escalados para outras produções. A Globo voltou para os tempos de “overbooking” de sua dramaturgia. Não bastasse os quase cem atores escalados em “Salve Jorge”, a próxima novela das 21h, “Amor à Vida”, seguirá a mesma toada e promete colocar um elenco ainda maior no ar. Na Folha de São Paulo, de domingo.

ABRAÇÓDROMO – Abraços aos ouvintes –e autoridades- fazem parte do item principal da editoria de todo e qualquer noticiário radiofônico. Pela ‘intimidade’ que o rádio mantém com seus apreciadores fieis, essa demonstração de apreço é inevitável. Notícias ocupam editoria secundária.