ACOMPANHE-NOS    
JULHO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 30º

De olho na TV

Novelas e seus clichês merecem estudo

Por Reinaldo Rosa | 10/04/2019 12:40

PRÓPRIO UMBIGO – Imprensa falada e televisada de Mato Grosso do Sul martelou sobre expectativas dos 100 dias de administrações nacional e estadual. Pergunta matraca: o que fizeram retransmissoras de TVs e emissoras de rádio do Estado no mesmo período?

BASTIDORES – A coluna registrou o aparecimento do prefixo 107,1 FM, como nova investida do Grupo Zahran na área radiofônica. Sempre prestativa com a concorrência (?) a emissora nega-se a responder a pedidos de informações.

FUTEBOL DE QUARTA – Tabela price da rede Globo é irrisória diante dos esforços para tirar o futebol local do ostracismo. Sem representantes nas três primeiras divisões do Nacional, o campeonato continuará a receber minguados 180 mil reais anuais “até 2021”, segundo dirigente da TV Morena, em matéria de Luciano Shakihama no jornal ‘O Estado’.

PIADA PRONTA – Transformados em produtos da rede Globo, os campeonatos regionais estão sujeitos às taxas determinadas pela emissora junto à CBF. Quota recebida pelos clubes de Mato Grosso do Sul é menor que a tabela publicitária da TV Morena.

NOVISFORA – Campeonato tendo três meses de duração, recebendo 15 mil reais (nesse período), como sustentar folha de pagamento de 25 atletas? Questiona presidente de clube. Não sem antes ressaltar os esforços da colaboração do governo estadual.

COMERARIO CARIOCA – Três ‘Fla-Flu’ em 14 dias na trilogia de campeonatos cariocas (Taça Rio, Taça Guanabara e Campeonato Carioca). Pode Superar o recorde de ‘Comerários’, em levantamento histórico de Silvio de Andrade para a revista Placar (SP).

RECEITA – Dirigente de emissora do Estado emitiu opinião sobre veículo que dirige e seus concorrentes no quesito radiojornalismo. “O ouvinte tá de saco cheio da mesmice. Ele quer saber da análise do fato e não está nem aí para o bla bla bla (fora da pauta) do locutor”, analisa.

FALA QUE TE ESCUTO – Vai bem o contraponto percebido no ‘Tribuna Livre’, da Capital FM. Assumido ‘se hay gobierno soy a favor’ Alexandre Garcia, invariavelmente, tem opiniões colocadas em xeque pela verve do acelerado Bem Hur Ferreira. Briga boa.

VALE A PENA VER DE NOVO? – Merece estudos comportamentais e/ou psicológicos de apreciadores de telenovelas e seus clichês. ‘Órfãos da Terra’, da rede Globo, registra ótimos índices de audiência em semana de estreia. No enredo, troca de casais, amores impossíveis, traições e a indefectível gravidez da heroína já desfilam nas telas da trama. Já vimos esse filme.