ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

Guia para investir no seu sonho no curto prazo

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 08/08/2014 08:44

Você tem um sonho e não vê a hora de realizá-lo. O problema é que desejos variam de preço e, consequentemente, os esforços necessários para atingi-los também variam. Existem investimentos ideais para planos de curto prazo (como comprar uma TV), outros para planos de médio prazo (como uma viagem) e ainda aqueles para atingir sonhos de longo prazo (como adquirir sua casa própria).Mas, antes de escolher o melhor investimento para poder alcançar seu sonho, você precisa entender como isso mudará a sua rotina. Se antes costumava receber seu salário, gastar o dinheiro e guardar o que sobrava – isso quando sobrava algo -, agora, você vai inverter esta sequencia; receberá seu salário e deduzirá – como se fosse uma despesa – o que será aplicado para a realização de seus sonhos. Ocorrerá uma mudança de hábito, pois a pessoa precisará adaptar sua realidade ao dinheiro que costuma ganhar. Ainda: uma boa saída é investir já no dia em que recebe o salário, para não cair em tentação.

PASSO A PASSO PARA ALCANÇAR SEU SONHO
1: Defina qual sua meta.
2: Pesquise quanto custa seu objetivo.
3: Com o valor em mente, durante 30 dias, anote seus gastos, separando por categorias: alimentação, transporte, vestuário, educação.
4: Ao final do mês, some todos eles e identifique de forma clara para onde vai o que você ganha.
5: A partir daí, descubra onde pode economizar, cortando gastos desnecessários.
6: Direcione essa verba para a aplicação mais adequada para você.
7: Aproveite esta experiência para iniciar ou melhorar seus hábitos financeiros. Faça dessa prática uma rotina.

1. PLANO DE CURTO PRAZO (ATÉ 1 ANO). Exemplo: comprar uma TV, celular, computador.
Evite aplicações onde são cobradas taxas de administração (fundos) e outras que vão pagar juros proporcionais a quantia aplicada (CDB) além das arriscadas que são aquelas que prometem retornos mais altos e que muitas vezes não permitem resgate imediato.Investimentos em renda variável, como ações, são desaconselháveis, pois oscilam muito e necessitam de tempo e muito conhecimento para uma boa análise. Quando você for realizar seu sonho elas podem estar em baixa, ou seja, valendo menos do que você gastou para compra-las.

Onde investir: Num caso onde o valor não é muito elevado, a poupança é a melhor solução, pois o dinheiro poderá ser resgatado a qualquer momento. “O rendimento dela pode não parecer alto, mas como você não pagará imposto pelos juros recebidos, a rentabilidade dessa aplicação no curto prazo é muito interessante se comparadas a outras opções.O que não fazer: comprar a prazo! Você pagará o equivalente a mais de um aparelho e terá que trabalhar mais para tê-lo. Só isso já justifica o sacrifício de poupar antes de comprar, o que vai ajuda-lo a se tornar um consumidor mais consciente.

Fonte: meubolsofeliz.com.br
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias