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Energisa MS é uma das marcas que mais emprega no Estado

No prêmio GPTW deste ano, a concessionária ficou entre as três melhores companhias do ranking Centro-Oeste

Por Conteúdo de Marca Energisa | 30/06/2022 08:00
Empresa está no quinto ranking consecutivo entre as melhores empresas do Centro-Oeste. (Foto: Energisa)
Empresa está no quinto ranking consecutivo entre as melhores empresas do Centro-Oeste. (Foto: Energisa)

Nos últimos anos, a Energisa Mato Grosso do Sul vem se destacando no mercado e protagonizando o nome do estado no cenário regional. Hoje, a marca é a terceira melhor para se trabalhar de toda região Centro-Oeste, segundo o ranking Great Place To Work (GTPW).

Todo esse reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo e investimentos não apenas no sistema elétrico do estado, mas principalmente nos profissionais do time. Anualmente, são realizadas cerca de 58 mil horas de treinamentos, entre especialização, reciclagem, cursos funcionais, entre outros. Ao todo, a empresa gera mais de 300 empregos diretos e, por meio de parcerias para formações na comunidade, promove diversos empregos indiretos e oferece um dos programas de benefícios mais completos do mercado.

A Energisa Mato Grosso do Sul foi reconhecida mais uma vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o ranking do Instituto Great Place to Work (GPTW). A distribuidora concorreu com outras 150 organizações da região Centro-Oeste que apresentaram as melhores práticas de gestão de pessoas e engajamento dos colaboradores com o ambiente de trabalho.

O selo do GPTW já havia sido conquistado pela distribuidora em pesquisa realizada em março com 75% de adesão dos colaboradores, sendo que o resultado apontou que 87% consideram a empresa um excelente lugar para trabalhar.

Líderes e colaboradores da Energisa recebem o troféu do terceiro lugar no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste.(Foto: Energisa)
Líderes e colaboradores da Energisa recebem o troféu do terceiro lugar no ranking das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste.(Foto: Energisa)
Luciana é Consultora de RH BP. (Foto: Energisa)
Luciana é Consultora de RH BP. (Foto: Energisa)

O Grupo Energisa tem se consolidado como marca empregadora em todo o país, e em Mato Grosso do Sul não é diferente. Luciana Marteningue Bernardi lidera a área de Gestão Pessoas da distribuidora e explica como a empresa se tornou essa alavanca para o mercado sul-mato-grossense. Com experiência de 16 anos na área de Recursos Humanos, ela atuou na gerência de Gestão de Pessoas da concessionária desde o Grupo Rede Energia S.A. Iniciou sua carreira como estagiária e sua última posição foi de Analista Business Partner.

O que a vitória no ranking GPTW 2022 representa para o momento atual da companhia?

Esse reconhecimento para nós é muito mais do que uma premiação porque o nosso desafio organizacional é fazer com que nossos colaboradores trabalhem com satisfação e felicidade no desempenho de suas funções e isso se reflete em segurança, motivação e resultados para a Companhia.

Quais foram os fatores que levaram a esse mérito?

Ser um lugar inspirador para se trabalhar sempre fez parte da estratégia da Energisa Mato Grosso do Sul, seja através de ações da empresa, seja pelo jeito próximo e simples da liderança, além disso, a Energisa acredita que não basta ter uma equipe de grandes talentos e motivada, se ela não estiver bem informada e se comunicando adequadamente.

Valorizamos a transparência, o trabalho cooperativo e o diálogo aberto e participativo e, buscamos garantir sistematicamente a equidade e o senso de pertencimento, através de nossas políticas de remuneração, de recrutamento e seleção, de transferência, através do Bússola e dos Programas de RH, como por exemplo: Papo de Energia, Reunião de admitidos, Promover e o Programa de Mérito e, além disso, o nosso pacote de benefícios que é extensivo a todos os colaboradores, sendo a sua grande maioria, também aos dependentes.

Buscamos dia a dia potencializar o senso de pertencimento e uma das ações é a rotina da Diretoria de circular por toda a região de atuação da Energisa Mato Grosso do Sul para ver de perto o dia a dia da equipe. Este exemplo é seguido por toda liderança. Com essa proximidade, necessidades são identificadas e muitas melhorias implantadas em todas as áreas da empresa.

Estas melhorias se referem, principalmente, às práticas de gestão de pessoas, voltadas para a valorização, desenvolvimento e envolvimento dos colaboradores, e, também, nas que estimulam o orgulho em fazer parte da empresa, como a Segurança, a Ética e o Respeito com todos, que fazem parte do DNA da organização, cuja hierarquia deixou de ser degrau para se tornar ponte.

Diante da percepção do time sobre a empresa, qual a importância de conhecer a visão dos colaboradores?

Desde que implantou a prática da Pesquisa de Clima, a questão da escuta evoluiu de forma marcante na organização. Através desta iniciativa a empresa quer saber, de verdade, a opinião de quem a faz. É a grande oportunidade para sugerir melhorias e emitir opiniões. A partir dos resultados, ações e projetos são desenvolvidos com o objetivo de continuamente construirmos um excelente lugar para se trabalhar.

 Tem algum diferencial da marca Energisa para se destacar no mercado?

A Energisa orgulha-se de ser uma empresa de muitos sotaques, que respeita as diferenças, acolhe as boas ideias e valoriza as experiências vivenciadas em cada canto do Brasil. Com esse espírito, todas as vagas são publicadas e impulsionadas para trazer talentos diversos para a organização, independentemente de raça, religião, gênero, nacionalidade, deficiência, orientação sexual, idade ou qualquer outra característica. A gestão do capital humano é uma das alavancas para a perenidade dos negócios, desta forma, a Energisa busca atrair, reter e capacitar profissionais que compartilhem de seus valores e contribuam para o alcance de seus objetivos e da qualidade dos serviços.

Equipes em campo trabalhando em melhorias da rede elétrica.(Foto: Energisa)
Equipes em campo trabalhando em melhorias da rede elétrica.(Foto: Energisa)

De que forma essa conquista impacta os clientes quando se cria um bom ambiente de trabalho?

Ciente de seu potencial de impacto sobre a sociedade e o ambiente em que está inserida, a Energisa possui uma estratégia corporativa voltada à sustentabilidade e um modelo de negócio que visa a geração de valor para todos os seus públicos de relacionamento. Além de mitigar impactos negativos e alavancar os positivos, esse direcionamento permite à Companhia captar as oportunidades do setor e contribuir com o desenvolvimento sustentável. Este trabalho é realizado a partir da análise de materialidade permitindo que a orientação estratégica de sustentabilidade da empresa seja otimizada e direciona a gestão interna do negócio de forma mais eficiente, por meio das definições dos planos de ação.

Em linha com seus direcionadores de sustentabilidade, a Energisa busca fortalecer ações socioculturais e ambientais nas comunidades, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde atua e tais ações só são possíveis a partir de um time engajado com a causa.

E para o futuro, quais são os planos da companhia?

Uma das características da concessionária sempre foi a inovação, mas a empresa - sempre disposta a ocupar novos espaços e oportunidades - está de olho na transição energética por meio de fontes renováveis e segue ativamente com suas ações de responsabilidade social, dentro e fora da companhia.

Oportunidades de trabalho na Energisa. (Foto: Energisa)
Oportunidades de trabalho na Energisa. (Foto: Energisa)


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