ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Comércio de MS completa 25 meses com quedas seguidas nas vendas

Em abril, volume de vendas do varejo ampliado teve queda de 6%

Osvaldo Júnior | 13/06/2017 13:35
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Comércio na região central de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O comércio de Mato Grosso do Sul completou 25 meses consecutivos de queda no volume de vendas. Conforme a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), divulgada nesta terça-feira (dia 13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a retração, em abril, foi de 6,0% em relação a igual mês de 2016. No mesmo comparativo, a receita resultante das vendas também caiu – a variação foi de -7,0%.

Esses números se referem ao comércio varejista ampliado, que inclui, segundo a pesquisa do IBGE, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Com o esfriamento da economia, o comércio não consegue aumentar o volume de vendas desde abril de 2015. O último resultado positivo, de março de 2015, foi de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2014. Desde então, a quantidade de produtos comercializados foi sempre menor que a igual período do ano anterior.

Abril deste ano apresentou o segundo pior resultado para o mês da série histórica do IBGE (iniciada em 2005), superando apenas abril de 2016 (-7,1%). Além desses, abril registrou quedas em 2015 (-5,2%) e em 2009 (-3,2%).

Em se tratando do comércio varejista (excetuando-se os segmentos de veículos, autopeças e de material de construção), o quadro também é crítico. São 21 meses com retrações seguidas. Abril encerrou com variação de -2,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O último crescimento nas vendas, nesse comparativo, foi em julho de 2015 (2,1%).

Receita – Em se tratando do varejo ampliado, a receita em abril caiu 7,0% frente a igual período de 2016. Com a inflação em baixos patamares e comercialização fraca, os valores resultante das vendas têm sido menores desde dezembro do ano passado na comparação com iguais meses do ano anterior. Em novembro de 2016, o incremento foi de 1,8%.

No caso do comércio varejista, a receita em abril também foi negativa (-1,7%). Esta foi a primeira queda de receita de toda série histórica do estudo.

Nos siga no Google Notícias