ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Decreto assegura desconto para pagamento do IPVA de 2008

Redação | 28/12/2007 06:36

O que a oposição temia não acontecer foi oficializado hoje no Diário Oficial: o governador André Puccinelli (PMDB), editou decreto que reduz à metade a base de cálculo do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), mantendo as regras que vigoraram nos últimos anos. A lei sobre a cobrança do imposto previa que a partir de 2008, a fórmula de incentivo às vendas de carros pelas concessionárias locais estaria prevista diretamente na lei, por meio da redução da alíquota, mas o Executivo conseguiu aprovar uma alteração mantendo o desconto por meio de decreto editado por ele.

A oposição chiou, afirmando que seria um risco deixar nas mãos do governador a prerrogativa de dar ou não desconto sobre o IPVA para os carros emplacados em Mato Grosso do Sul. Os empresários do setor chegaram a se reunir com Puccinelli para obter o compromisso de que a redução no valor considerado para cobrar o IPVA fosse mantida, o que foi cumprido com o decreto publicado hoje. Para o IPVA deste ano, o decreto prevendo o desconto foi editado no fim do ano passado, pelo governador Zeca do PT.

A medida vale para o exercício de 2008 do imposto, cuja cobrança será em 2009. Pelo decredo, se um carro é avaliado em R$ 30 mil, por exemplo, o governo se compromete a cobrar imposto apenas sobre o valor de R$ 15 mil. Na prática, o efeito é o mesmo que a redução do percentual de imposto que incide sobre os veículos, que estava prevista para começar a valer em 2008 e foi derrubada pela mudança proposta pelo Executivo. Uma das alegações para não prever o desconto em lei é a possibilidade maior de questionamento jurídico por parte de outros estados onde o IPVA é mais alto que em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias