ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Dezembro foi o melhor mês para o comércio da Capital desde 2012

Ricardo Campos Jr. | 12/01/2017 13:59
Gráfico mostra evolução do MCV no decorrer dos anos (Foto: divulgação / ACICG)
Gráfico mostra evolução do MCV no decorrer dos anos (Foto: divulgação / ACICG)

Dezembro foi o melhor mês para o comércio de Campo Grande desde 2012, conforme estudo feito pela ACICG (Associação Comercial e Industrial) da Capital. O levantamento do MCV (Movimento do Comércio Varejista) registrou 122 pontos no período, mantendo a tendência de melhora observada desde setembro.

O índice, segundo a entidade, é apurado a partir da evolução de dados do setor. O cálculo leva em consideração as transações realizadas entre empresas e entre consumidores e comércio.

De acordo com o levantamento, o resultado de dezembro ficou 21 pontos acima do que foi registrado no mesmo mês em 2015. Além disso, foi 22 pontos maior do que novembro do ano passado.

No acumulado anual, 2016 teve resultado de 93 pontos, favorecido pelo desempenho abaixo do esperado em janeiro, mas ainda assim foi superior ao de 2015.

Economistas da ACICG apontam tendência de crescimento no comércio para 2017, embora o primeiro mês do ano tradicionalmente não seja forte em razão das férias e do peso dos impostos, que geralmente drenam recursos do setor.

Na avaliação da entidade, a recuperação não está acontecendo aceleradamente, mas os resultados mostram que houve melhora nas condições gerais, tendo atendido às expectativas para o mês.

O subíndice MCV-PF, que analisa as transações entre pessoas físicas e as empresas do setor terciário, teve resultado de 128 pontos em dezembro de 2016 contra 106 no mesmo período do ano anterior. Na série histórica, o indicador só perde para 2012, cujo resultado foi de 142 pontos.

Já o MCV-PJ, que avalia as transações entre as empresas, resultou em 72 pontos no mês passado, perdendo na série histórica para 2014, cujo resultado foi 82 pontos.

Nos siga no Google Notícias