ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Eldorado propõe anular contrato para seguir investindo em MS, mas Paper rejeita

Aquisição não encerrada da Eldorado pela Paper Excellence foi feita em 2017 e caso está na Justiça desde então

Por Lucia Morel | 27/11/2023 18:58
Fábrica de celulose da Eldorado Brasil em Três Lagoas. (Foto: Divulgação)
Fábrica de celulose da Eldorado Brasil em Três Lagoas. (Foto: Divulgação)

Batalha judicial travada entre a Eldorado Brasil Celulose e a Paper Excellence parece estar longe de acabar. Nesta segunda-feira, em reunião em em Frankfurt, na Alemanha, a PE rejeitou proposta da Eldorado de desfazer o contrato já judicializado e firmado em 2017.

O proponente, Joesley Batista, falou com o controlador da Paper, Jackson Widjaja, da Indonésia, e previa a devolução integral dos recursos pagos pela empresa indonésia e sem a cobrança de perdas e danos pelos prejuízos acumulados ao longo de cinco anos de litígio. Mas Widjaja disse não.

A briga em questão relaciona-se com a aquisição não concluída da planta da Eldorado em Três Lagoas, a 338 km de Campo Grande. O desfazimento voluntário do negócio permitiria o fim da briga judicial e possibilitaria início imediato do investimento bilionário da Eldorado.

A 2ª Vara Empresarial e de Conflitos Relacionados a Arbitragem de São Paulo suspendeu, por meio de liminar, a sentença que autorizava o grupo indonésio Paper Excellence a terminar de adquirir a Eldorado Brasil, do grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, em março de 2021.

O MPF (Ministério Público Federal) pede na Justiça a nulidade do acordo, uma vez que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a própria Paper confirmam que a empresa estrangeira nunca solicitou autorização do Congresso para se tornar proprietária e arrendatária das terras controladas pela Eldorado.

A Eldorado tem interesse em desfazer o negócio porque já tem projeto que amplia a capacidade de processamento de celulose de 1,8 milhão para 4,5 milhões de toneladas por ano.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias