ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Estado vai dobrar área para plantio em dez anos, projeta Reinaldo

Governador foi ao lançamento da colheita do milho safrinha no Estado e falou em investir em logística

Jones Mário e Leonardo Rocha | 06/06/2019 13:27
Reinaldo Azambuja projetou dobrar a área de plantio do milho em dez anos (Foto: Leonardo Rocha)
Reinaldo Azambuja projetou dobrar a área de plantio do milho em dez anos (Foto: Leonardo Rocha)

Mato Grosso do Sul terá 1,5 milhão de hectares plantados a mais em dez anos. Baseada em levantamento da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), a projeção foi feita pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), hoje, durante lançamento da colheita do milho safrinha, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

“Mato Grosso do Sul vai ter 1,5 milhões de hectares plantados a mais em dez anos. O que significa, na prática, o dobro do plantio de hoje. Não vai ter desmatamento. Vamos recuperar áreas degradadas e áreas que estão sendo usadas para pasto”, disse Azambuja.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, o governo já prepara ações para dar conta do salto na produção. “Estamos buscando melhorias no desenvolvimento tecnológico do plantio, na infraestrutura, produção de mais qualidade para agregar valor ao produto e principalmente na logística”.

Azambuja revelou “boas notícias” no setor responsável pelo escoamento da produção, como o aumento na capacidade de transporte da Ferronorte (Ferrovia Norte Brasil), de 35 milhões de toneladas para 75 milhões. A estrada de ferro que sai de Rondonópolis (MT) e vai até Santa Fé do Sul (SP) é um dos principais corredores de exportação agrícola do País, já que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos (SP).

O governador também falou em “sinal verde” para a recuperação da Transamericana, que passa por Três Lagoas e liga o Estado à Bolívia. Em viagem recente ao país vizinho, o tucano assinou termo de cooperação com o presidente Evo Morales a fim de revitalizar e utilizar a ferrovia para chegar aos portos do Oceano Pacífico.

Ainda sobre logística, Azambuja citou a instalação de dois novos terminais com investimento privado no porto de Porto Murtinho, que vão aumentar a capacidade de exportação de 300 mil toneladas para 6 milhões.

Milho safrinha – A colheita do milho safrinha começou hoje no Estado, com expectativa de produção estimada em 9,552 milhões de toneladas, segundo a Aprosoja/MS. O volume é 6% maior que a previsão inicial, de 9 milhões de toneladas, e representa recorde do setor.

Ainda segundo a Aprosoja/MS, a área plantada com milho safrinha nesta safra foi de 1.918 milhões de hectares.

Nos siga no Google Notícias