ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Fiscalização retira de supermercados marca reprovada de azeite de oliva

Novos lotes devem passar por análise de qualidade do Mapa

Kleber Clajus | 21/05/2018 10:57

O azeite Conde de Torres, da empresa Ali Import Importação e Exportação, será recolhido de mercados e supermercados de Mato Grosso do Sul. Ele deve ter novos lotes analisados por fiscais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que encontraram, no ano passado, falhas na qualidade do produto e o classificaram como "não-conforme".

Recolhimento do azeite ocorre depois de levantamento do Campo Grande News, em abril, constatar sua venda em estabelecimentos comerciais de Campo Grande. Assim, a equipe da Sipov/SFA-MS (Seção de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura) solicitou que centro de distribuição faça recall do produto no Estado.

Devem ser avaliados, posteriormente, a qualidade do azeite e informações em seu rótulo. A venda, neste caso, será suspensa temporariamente para averiguações inclusive das notas fiscais de importação do produto. "Não é punição, mas prevenção", justificaram fiscais.

Foi solicitado posicionamento da Ali Import Importação e Exportação sobre a fiscalização, contudo não houve resposta até o fechamento desta matéria. 

Fiscalização - Todo o processo teve início na Operação Isis, em alusão à deusa egípicia que teria criado o azeite extraído da oliveira. Fiscais do Mapa retiraram do mercado 300 mil litros de produtos irregulares e outros 400 mil litros de temperos que tinham rótulos de azeite.

"O número de fraudes ainda é expressivo, mas o trabalho de melhoria do produto continua", ressaltou Fátima Chieppe Parizzi, coordenadora-geral de Qualidade Vegetal do Mapa. “Não vamos desistir. Nosso objetivo é orientar o consumidor. É difícil saber o que é azeite de oliva conforme e não conforme. O consumidor precisa estar atento e não se deixar enganar pelas embalagens bonitas com ilustrações de azeitona ou referências a Portugal e Espanha".

Para fins de fiscalização foram avaliadas 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas. Houve a divisão das amostras em dois grupos. O primeiro, com 39 empresas, teve 108 lotes considerados aprovados, enquanto o segundo com 26 empresas somou 160 lotes reprovados. Laudos partiram de laboratórios oficiais em Goiás e no Rio Grande do Sul.

Iniciado há quatro anos, o trabalho de análise dos produtos tem apoio da Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em 2018, esperasse ampliar a fiscalização para 470 amostras coletadas em todo o país.

A medida se justifica porque, depois do mercado americano, o Brasil é o maior importador mundial de azeite totalizando 60 mil toneladas no ano passado. As oliveiras cultivadas no país, em propriedades no Rio Grande do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais, produzem hoje menos de 1% do necessário para atender o consumo per capita brasileiro de 0,35 litro. Os norte-americanos, por sua vez, consomem a média de 1 litro.

Cuidados – Os consumidores devem ficar atentos à denominação do produto descrita no rótulo. Isso porque o termo “azeite de oliva” em destaque pode esconder em letras miúdas expressões como “óleo misto ou composto, temperos e molhos”, além de que embalagens com 500 ml de azeite de oliva raramente são comercializadas por menos de R$ 10.

No caso do azeite de oliva virgem, este é classificado em três tipos: o extra virgem (acidez menor que 0,8%), virgem (acidez entre 0,8% e 2%) e lampante (acidez maior que 2%). Os dois primeiros podem ser consumidos in natura, enquanto o terceiro deve ser refinado para consumo, sendo posteriormente classificado como azeite de oliva refinado.

Dados sobre a qualidade do azeite de oliva virgem ou extra virgem devem constar na área principal do rótulo, enquanto os compostos com azeite de oliva refinado usam o termo “tipo único”. Tabelas online listam as 61 marcas com produtos aprovados e 46 não aprovados.

Nos siga no Google Notícias