ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Mato Grosso do Sul bate recorde com 841 novas empresas abertas em novembro

Estimativa é ultrapassar marca de 10 mil empresas em atividade ainda em 2023

Por Jhefferson Gamarra | 09/12/2023 08:55
Movimentação de consumidores na região central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Movimentação de consumidores na região central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

No mês de novembro, Mato Grosso do Sul alcançou marco histórico no cenário empresarial, com o registro de 841 novas empresas, uma cifra inédita desde que o acompanhamento iniciou em 2000. Os números divulgados pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacam um crescimento em comparação com o recorde anterior de 729 empresas, estabelecido em novembro de 2021.

Do total de novos empreendimentos, mais de 70% pertencem ao setor de Serviços, contabilizando 619 registros. O setor de Comércio segue com 193 empresas, enquanto a Indústria registrou 29 novos empreendimentos. Esse aumento contínuo reflete no acumulado anual, chegando a 9.520 empresas até o momento, sinalizando a possibilidade de ultrapassar pela primeira vez a marca de 10 mil registros em um ano, em 2023.

O diretor-presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, atribui esse avanço ao processo de simplificação, capacitação de profissionais e à agilidade no atendimento aos usuários. Ele destaca que essas medidas estão alinhadas com o desenvolvimento econômico do Estado, promovendo um ambiente propício para o crescimento empresarial.

"O registro simplificado e a automatização de processos estão em sintonia com a política de desenvolvimento do Governo do Estado, impulsionando o crescimento e preparando o terreno para um 2024 ainda mais promissor", afirma.

No que diz respeito à distribuição regional, a capital, Campo Grande, desponta na liderança com 355 novas empresas, seguida por Dourados (85), Três Lagoas (43), Naviraí (30), Ponta Porã (29) e Nova Andradina (17). O ranking dos 15 principais municípios inclui ainda Chapadão do Sul, Aquidauana, Paranaíba, Maracaju, Rio Brilhante, Corumbá, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Bonito.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias