ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  20    CAMPO GRANDE 20º

Esportes

Nadador de MS fica em 3º nas eliminatórias e vai à semifinal olímpica

Léo de Deus nasceu em Campo Grande, mas foi embora do Estado com a família ainda jovem

Nyelder Rodrigues | 26/07/2021 07:22
Campo-grandense, o nadador chegou a mais uma semifinal olímpica e agora busca uma final inédita (Foto: Reprodução)
Campo-grandense, o nadador chegou a mais uma semifinal olímpica e agora busca uma final inédita (Foto: Reprodução)

O nadador Leonardo de Deus conseguiu o terceiro melhor tempo na qualificatória da natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio nessa manhã de segunda-feira (26) - no horário brasileiro - garantiu vaga nas semifinais dos 200 metros borboleta. Ele atingiu a marca de 1 minuto, 54 segundos e 83 centésimos, 1,25 segundo atrás do líder.

Em primeiro, ficou o húngaro Kristof Milak, de 21 anos, seguido pelo taiwanês Kuan-Hung Wang, de 19. Léo é o mais velho entre os 16 qualificados, com 30 anos. O mais perto dele em idade é o sul-africano Chade Le Clos, 16º colocado. O mais jovem competidor é o polonês Krzysztof Chmielewski, de 17 anos e 13º colocado.

Diferente das outras duas olimpíadas que já disputou, Léo de Deus focou em apenas uma prova esse ano. Na edição de 2012 em Londres, o nadador foi até a semifinal, ficando com a 13º posição nos 200 metros costas, e parou nas eliminatórias dos 200 metros borboleta, com apenas o 21º lugar em sua primeira participação olímpica.

Quatro anos depois, na Rio 2016, ele outra vez competiu nas duas provas e novamente parou nas semifinais, ficando em repetindo o 13º nos 200 costas. Porém, ele conseguiu quebrar o recorde brasileiro e marcou o tempo de 1 minuto e 57 segundos.

Já no borboleta, o sul-mato-grossense ficou novamente com o 13º lugar, mas atingiu a marca de 1 minuto, 56 segundos e 77 centésimos. Ao todo, são duas semifinais com oito nadadores cada, passando os oito melhores tempos para a final.

"Em Londres e no Rio nadei os 200 costas também, mas todo mundo sabe que os 200 borboleta é a minha principal prova e agora foquei nisso. O meu grande objetivo nos 200 metros é ficar dentro da marca de 54s na primeira metade sem um esforço tão grande para conseguir voltar bem e ficar na casa de 1 minutos e 54 segundos", diz Léo de Deus.

A etapa semifinal nos 200 metros borboleta de Tóquio 2020 está marcada ainda para esse segunda-feira (26), a partir das 18h30 (horário de MS). Caso ele se classifique para uma inédita final olímpica, a disputa ocorrerá na noite de terça-feira (27).

Nos siga no Google Notícias