08/11/2019 06:31

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Mário Sérgio Lorenzetto
Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Até hoje quem tinha dengue podia ter relações sexuais livremente. Todos devem passar a ter a noção de que é possível ser contagiado pelo sêmen ou pelos fluidos vaginais durante a relação sexual. Um dos maiores hospitais de Madri, denominado Ramón e Cajal, acaba de diagnosticar a presença de dengue em um jovem que contraiu a enfermidade ao manter relação - sem proteção - com outro homem. Essa outra pessoa, havia adquirido dengue em Cuba. Só havia, até o momento, a narrativa, muito nebulosa, de outro caso similar na Coreia do Sul.

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Laboratório confirmou as suspeitas médicas.

"O paciente chegou com febre alta, eritema cutâneo e dores intensas", explicou Santiago Moreno, medico-chefe do serviço de enfermidades infecciosas do hospital. A suspeita clinica foi confirmada pelo laboratório e abriu novas interrogações porque a dengue, e o mosquito transmissor, não existem em Madri.

Primeiro caso de transmissão sexual da dengue

Comprovado geneticamente.

A preocupação instalou-se na comunidade médica da capital espanhola. A dengue e o mosquito transmissor teriam chegado à cidade? As provas genéticas demonstraram que as "cepas dos vírus encontrados nas amostras tomadas dos dois pacientes são idênticas e coincidem com as que atualmente estão circulando em Cuba", segundo a epidemiologista Susana Jiménez e o biólogo Andrés Irisio.

imagem transparente