23/03/2019 13:45

“A decisão não é minha”, diz prefeito sobre eventuais mudanças no Prodes

Projeto concede benefícios fiscais e doação de terreno para empresas virem para Campo Grande

Mayara Bueno
Prefeito Marquinhos Trad (PSD) discursa durante aula na Uniderp, neste sábado (dia 23). (Foto: Kísie Ainoã).Prefeito Marquinhos Trad (PSD) discursa durante aula na Uniderp, neste sábado (dia 23). (Foto: Kísie Ainoã).

“O Executivo municipal é um mero carimbador”, respondeu o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), sobre os projetos do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social) – que concede benefícios a empresas para que se instalem na cidade e tragam investimentos.

Os vereadores, que votam as propostas, na maioria das vezes aprovam as medidas, mas, ao mesmo tempo, afirmam que o Prodes precisa de mudanças. Para os parlamentares, parte das empresas beneficiadas avança e comprova que o incentivo deu certo. Outras, no entanto, não devolvem resultados.

Os benefícios ao município, por parte do empreendimento, são a contrapartida para ganharem isenções de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo, e até doação de terreno.

“É só rejeitar os projetos, se eles [vereadores] acharem que não estão de acordo. O Executivo é um mero carimbador da solicitação, a gente não decide nada. A empresa, quando quer aderir ao Prodes, ingressa na Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), oferece aquilo que podem entregar e isso é enviado ao Codecon ( Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande)”.

Composto por várias entidades, o conselho delibera sobre o pedido da empresa, encaminha à prefeitura, que envia para a Câmara Municipal. Se os vereadores aprovam, a empresa ganha o benefício com a sanção do município. “A decisão não é minha”, afirmou o prefeito sem dizer se o Prodes passará por mudanças, como demandam os vereadores.

Vereadores aprovam doações de terrenos, mas querem renovar Prodes
Depois de trancarem a pauta para analisar detalhadamente projetos de doação de três terrenos, os vereadores aprovaram nesta terça-feira (12) as propo...
Prefeitura faz mudanças na lei que regula benefícios concedidos pelo Prodes
A prefeitura fez algumas mudanças na lei que disciplina o Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande). ...
Entrada no Prodes é discutida entre chefe da Sedesc e empresários
Cerca de 40 empresários se reuniram na Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia) na semana passada para discutir o P...
imagem transparente