12/09/2019 08:12

Flan de Jatobá é receita rápida com gosto regional, para fazer em dez minutos

A confeiteira Andréa Diniz abriu a porta da sua cozinha e mostrou ao Lado B como preparar uma receita prática de última hora

Alana Portela
O Flan de Jatobá e o Caramelo Flor de Sal são sobremesas para saborear à vontade (Foto: Henrique Kawaminami)O Flan de Jatobá e o "Caramelo Flor de Sal" são sobremesas para saborear à vontade (Foto: Henrique Kawaminami)

Sabe aquelas visitinhas inesperadas? Agora você não precisa se preocupar. O Lado B foi para a cozinha da confeiteira, Andréa Diniz, que ensinou a preparar o “Flan de Jatobá”. O preparo consome menos de dez minutos, depois é só colocar na geladeira para finalizar. Enquanto aguarda gelar, pode ir fazendo sala.

“Se apareceu alguém de última hora e está sem ideia, pode fazer o flan que é bem simples. São poucos ingredientes que vão ser batidos no liquidificador e colocados na geladeira. É tipo pudim gelado, mas esse é um doce de origem italiana”, explica a confeiteira. 

O Flan de Jatobá, é uma adaptação, para dar uma regionalizada na receita que também ficou conhecida na França, onde Andréa estudou gastronomia. “Escolhi o jatobá porque é uma fruta rica em potássio. A receita também ajuda na saúde”, afirma.

Para quem tem receio em usar o ingrediente, usado em forma de farinha de jatobá, a confeiteira diz. “Não se preocupe porque não fica com o cheiro forte”.

Preparo - Para o preparo da receita separe; 1 lata de leite condensado, 1 creme de leite, 250 ml de leite, 2 colheres de farinha de jatobá, 1 gelatina incolor, 50 ml de água. Coloque o leite em um copo grande e aqueça por 30 segundos no micro-ondas. Depois retire e adicione a farinha de jatobá e mexa até misturar bem.

Em seguida, coloque o leite com farinha de jatobá no liquidificador, acrescente o leite condensado e o creme de leite. O próximo passo é misturar a gelatina na água e aquecer no micro-ondas para ativar. Na sequência, coloque junto com os outros ingredientes e bata até misturar bem.

Numa forma de silicone, derrame o liquido que está no liquidificador e leve para gelar. Deixe na geladeira por 2h. Depois, retire, desinforme e está pronto para servir. “Agora é só saborear. Mas, se a pessoa quiser complementar pode fazer o caramelo flor de sal. Esse é simples também”, conta a confeiteira.

Calda - Apesar de não aparecer no vídeo, a confeiteira Andrea também ensinou a preparar o “Caramelo Flor de Sal” para dar aquela realçada no sabor do flan, caso necessário. Para isso, vai precisar de umas 3 ou 4 colheres de açúcar, 1 lata de creme de leite e sal grosso.

“Derreta o açúcar para virar o caramelo e deixe na cor que deseja. Depois, acrescente o creme de leite e mexa bem”, explica Andrea. O próximo passo é salpicar levemente. “Vai dar o gostinho agridoce”, conclui a confeiteira.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Depois de pronto, sirva o flan e o caramelo em um prato  (Foto: Henrique Kawaminami)Depois de pronto, sirva o flan e o caramelo em um prato (Foto: Henrique Kawaminami)
imagem transparente