ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Ação contra Lei da Ficha Limpa no STF partiu do PDT de MS

Anahi Zurutuza | 26/12/2020 07:00
Carlos Lupi dando entrevista em 2013, ao lado de Dagoberto Nogueira, quando o PDT negociava com André Puccinelli (MDB-MS) apoio para as eleições estaduais do ano seguinte (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Carlos Lupi dando entrevista em 2013, ao lado de Dagoberto Nogueira, quando o PDT negociava com André Puccinelli (MDB-MS) apoio para as eleições estaduais do ano seguinte (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Celeuma - Questionamento feito pelo PDT ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a Lei da Ficha Limpa partiu do Diretório do partido em Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Folha de S. Paulo nesta semana, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, afirmou que “o deputado federal Dagoberto Nogueira [que comanda do PDT no Estado] levou o assunto para a direção nacional”.

Na Justiça – O PDT entrou com ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei da Ficha Limpa e no dia 19 de dezembro, o ministro Kassio Nunes Marques concedeu liminar suspendendo trecho da legislação que, na prática, reduz o tempo que políticos ficam inelegíveis previsto na norma.

Entrevista – Na mesma entrevista, Lupi defendeu a ação. “A Lei da Ficha Limpa é infalível, não comete injustiças? Quantos já recorreram [de condenações] e já ganharam recursos?”, disse Lupi à Folha na terça-feira (22). Dagoberto é um dos políticos que vez ou outra vê suas candidaturas esbarrarem na legislação.

Clima de Natal – Na véspera de Natal, equipe do Corpo de Bombeiros entrou no clima das festividades apesar de estarem trabalhando. No atendimento a uma ocorrência Avenida Prefeito Heráclito José Diniz de Figueiredo, alguns dos militares usavam gorro de Papai Noel. O vermelho até combina com as cores da corporação.

Existe amor no Damha 3 – A paz reinou no Parque Residencial Damha 3, condomínio de luxo que foi palco de muita “treta” em 2020, neste fim de ano. Empresária e moradora, Naina Dibo entregou para todos os 200 vizinhos um enfeite do Espírito Santo, como presente de Natal.

Confusão e gritaria – Para quem não se lembra, o Damha 3 é onde vive empresário da Capital famoso por dar festas barulhentas e que por isso, chegou a ser expulso do residencial. Ele e o condomínio firmaram acordo depois. Também é lá onde confusão em março, segundo testemunhas, terminou em pancadaria, raquetadas e ameaças de morte.

Apelo – Na terça-feira (22), a Defesa Civil enviou aviso para os sul-mato-grossenses informando que o Estado tinha 123 mil casos confirmados de covid e mais de 2 mil óbitos. O órgão fez apelo para que as pessoas não se reunissem. “Não destrua o seu Natal e Ano Novo. Fique em casa!”, dizia o aviso.

Nada isolamento – O apelo não foi ouvido pela maioria, já que conforme levantamento feito pela In Loco, só 36% dos moradores do Estado ficou em casa neste dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

Homenagem – Depois de virar matéria no Lado B, a confeiteira Léia Duarte, de 35 anos, ganhou homenagem. A moção de congratulação foi proposta pelo vereador Roberto Santana dos Santos, o Betinho (Republicanos), e entregue a ela na terça-feira passada.

A matéria – Léia contou sua história ao Lado B neste mês. Ela é “aquela que não se abate por qualquer coisa”, diz o texto do repórter Raul Delvizio. “Mesmo após sofrer 2 acidentes em menos de 20 dias, ter o carro amassado por completo, ganhar hematomas e levar um baita prejuízo financeiro, ainda sim ela consegue sorrir ao final do dia. Fantasiada de Mamãe Noel, vende doces na rua que ela mesmo faz em casa, levando a alegria de viver para quem estiver presente”, completa.

Nos siga no Google Notícias